Por que é tão difícil manter a concentração?

Apesar de nossas melhores intenções e esforços, muitas vezes achamos difícil permanecermos focados e produtivos ao longo do dia, o que pode levar a uma variedade de problemas capazes de afetar nossa capacidade de atenção e ética de trabalho. Mas, afinal de contas, por que esse é um problema tão amplamente experimentado? Por que é tão difícil manter a concentração?

Embora estejamos desesperados para permanecermos atentos e focados ao longo dos dias, há muitos motivos pelos quais isso pode ser difícil, senão impossível, incluindo desde nossa história evolutiva até a tecnologia moderna e nosso bem-estar pessoal.

História evolutiva e bem-estar estão intimamente relacionados à concentração

Pode ser difícil para muita gente entender como a evolução afeta sua incapacidade de permanecer acordado durante uma reunião, mas certamente há alguma conexão.

Por centenas de milhares de anos, nossos ancestrais operaram como qualquer outra espécie, com sua sobrevivência sob ameaça constante. A necessidade de se alimentar e se proteger contra predadores exigia que eles prestassem atenção a todas informações ou ocorrências em seu entorno, então nos tornamos mais hábeis no processamento rápido desses estímulos externos.

Nos dias atuais, a maioria das novas informações não ameaçam nosso bem-estar, mas alguma parte de nosso cérebro ainda está imediatamente hipnotizada por isso. Desse modo, embora esses estímulos não sejam essenciais para a sobrevivência, eles ainda consomem nosso foco mental por causa de nossos instintos pré-históricos.

Além disso, o bem-estar pessoal é um dos fatores mais fundamentais que afetam a concentração e o foco. Por exemplo, quando você não come o suficiente, seu cérebro carece de energia para se manter produtivo, ao passo que se você comer muito ou manter uma dieta pouco saudável, pode se sentir lento ou ter quedas regulares de energia. Há também o lado da saúde mental, que pode igualmente afetar significativamente a atenção e o foco. Se você está deprimido, ansioso, ou lutando contra eventos que podem ser emocionalmente desgastantes, achará mais difícil manter a concentração em um único assunto.

Tecnologia moderna também é um fator a ser considerado

Sejam as dezenas de guias abertas na parte superior do navegador do seu computador, o zumbido perpétuo das notificações do seu smartphone ou o acesso imediato que agora temos a qualquer pessoa ou informações, é muito difícil imaginar uma vida sem distrações na era da tecnologia moderna.

Nossa sociedade globalizada é muito pouco isolada, então somos capazes de acompanhar eventos de escala internacional com facilidade. Geralmente, recebemos atualizações constantes sobre guerras e desastres naturais que assolam o planeta. O problema é que essa enxurrada de informações que chega até nós pode transformar um dia totalmente focado num sonho vago e inatingível.

Também vale destacar que se você não gosta de seu trabalho ou é regularmente encarregado de projetos servis que não o interessam ou desafiam, sua capacidade de se concentrar na atividade será prejudicada.

Estratégias para manter a concentração

Agora que as principais ameaças ao foco foram delineadas, algumas das soluções já devem parecer bastante óbvias, incluindo comer direito, estruturar melhor o seu tempo, minimizar distrações e superar a procrastinação, seja qual for o motivo por trás disso. No entanto, existem algumas outras ferramentas úteis que podem ajudar a aumentar seus poderes de concentração. Aqui estão alguns exemplos:

Passe um tempo ao ar livre: Caminhar ao ar livre faz seu sangue circular melhor, o que pode aumentar os níveis de energia e fornecer nutrientes e oxigênio aos músculos e ao cérebro. Use isso como um momento para ficar longe das telas eletrônicas e de outras pessoas, focando somente em você para melhorar seu humor.

Desconecte-se dos aparelhos eletrônicos: Uma grande porcentagem da população passa horas do dia olhando para uma tela eletrônica, seja de um computador, tablet ou celular. Dito isto, passar um tempo longe das telas quando possível pode dar aos seus olhos e cérebro uma pausa merecida para recarregar a energia perdida com a enxurrada constante de estímulos drenantes.

Fique hidratado: Por mais simples que pareça, muitas pessoas costumam ficar regularmente desidratadas, o que afeta os processos metabólicos em todo o corpo. Se você deseja que sua mente e seu corpo operem em seu nível mais alto, você precisa fornecer a eles o componente mais fundamental da vida!

Faça um bom proveito do sistema de recompensa do cérebro: Algumas pessoas acham que estabelecer um sistema de recompensa fornece o nível certo de motivação para permanecer produtivo. Dito isto, dividir tarefas maiores em segmentos menores pode tornar o processo menos entediante, sem falar que as pequenas recompensas que você pode dar a si mesmo (como passar 10 minutos no Instagram durante os intervalos) podem ajudá-lo.

No fim das contas, manter a concentração é uma luta universal com a qual todos devem lidar de vez em quando. Embora seja difícil superar isso, entender que existem muitos fatores que afetam nossa atenção é o primeiro passo para melhorar nossas habilidades.

Não existe uma receita secreta, muito menos algo como ficar permanentemente focado, mas esperamos que este artigo tenha apontado algumas armadilhas comuns e os gatilhos para distração que mais costumam afetar a produtividade das pessoas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que é ruído branco e como ele pode influenciar o sono?

Próximo Artigo

Para que serve o filtro dos cigarros?

Postagens Relacionadas