Por que dormimos melhor no frio?

Se você já tentou dormir em um quarto quente e úmido, já deve saber muito bem que um ambiente com essas características não consegue promover uma ótima noite de sono. Por outro lado, um quarto frio parece ser a melhor escolha. Então, afinal, por que dormimos melhor no frio? Existe uma temperatura ideal que facilita o sono ou isso difere para cada pessoa?

Pois bem, quando se trata da temperatura “ideal” para dormir, os especialistas sugerem que é melhor a utilização de um ambiente mais frio, em vez de um mais “quentinho”. No entanto, há outros fatores em jogo, como veremos ao longo deste artigo.

Os padrões de temperatura e sono

Dormir é crucial para nosso corpo descansar e se recuperar após um certo período de atividade ou esforço, sendo que poucas coisas são mais frustrantes do que não conseguir dormir no final de um longo dia. Embora o corpo seja eficaz em se ajustar a situações e ambientes incomuns, ele ainda tem determinadas condições preferíveis. Quando se trata de dormir, por exemplo, o corpo humano prefere uma temperatura entre 16 e 21 graus Celsius.

Parte do ritmo circadiano do nosso corpo envolve a regulação da temperatura. Começando no final da tarde, o metabolismo do corpo desacelera (normalmente) e a temperatura começa a cair, chegando à marca mínima algumas horas antes de acordarmos.

À medida que nosso corpo começa a sair do estado de sono, a temperatura sobe novamente em preparação para as atividades do dia. Para ajudar neste processo e permitir que nossos ritmos circadianos funcionem corretamente, não devemos fazer o corpo trabalhar mais do que o necessário.

Em outras palavras, nosso metabolismo estabelece uma temperatura-alvo para o corpo, sendo que se estivermos mais quentes ou mais frios do que essa meta, o corpo precisará trabalhar ainda mais para sua regularização, dedicando mais energia para essa tarefa e provavelmente nos mantendo acordados como resultado de esse desconforto.

Uma vez que o corpo abaixa naturalmente a temperatura na hora do sono, faz mais sentido dormir em um quarto frio do que em um quarto quente, mas isso não significa que você deve ligar o ar-condicionado na potência máxima em dias já friorentos. Na prática, o frio extremo será tão perturbador e insustentável para o sono quanto estar em um quarto excessivamente quente.

Os benefícios que ocorrem quando dormimos em um ambiente frio

Não apenas os estudos mostram que dormimos melhor em um ambiente mais frio, mas também há uma série de outros benefícios à saúde que podemos desfrutar ao dormir quando a temperatura está um pouco mais baixa.

O corpo humano, por exemplo, tem mais probabilidade de armazenar gordura marrom quando está em temperaturas mais baixas. Embora armazenar mais gordura marrom possa não parecer uma coisa boa, isso pode melhorar consideravelmente a capacidade do nosso corpo de queimar calorias de forma eficiente e ajudar a equilibrar nossos níveis de glicose no sangue.

Além disso, existem certas faixas de temperatura nas quais o corpo humano não apenas se sente confortável, mas também produz níveis elevados de hormônios. A melatonina, por exemplo, um hormônio intimamente associado ao sono, também tem sido associada à redução dos sinais de envelhecimento da pele.

Por último, também não podemos esquecer que ter uma noite inteira de sono em um quarto frio contribui para níveis mais baixos de estresse. A melatonina é produzida a partir da serotonina, um neurotransmissor que promove o bom humor e a sensação de bem-estar.

Quando há níveis amplos de melatonina e serotonina em nosso sistema, tendemos a sentir menos estresse crônico e ansiedade.

Uma palavra final

Não importa o quanto você goste de se enrolar em cobertores, lembre-se que os extremos do espectro de temperatura nunca são bons para um sono reparador. Dito isto, dormir em um quarto quente demais ou excessivamente frio trará mais problemas que benefícios.

Por outro lado, se você simplesmente não consegue suportar a ideia de ficar com frio no inverno, experimente vestir um par de meias quentes, pois elas podem ser muito úteis na promoção de uma boa noite de sono.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

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