Por que devemos aquecer os músculos antes do treino?

Para muitas pessoas, desenvolver a motivação para fazer um treino físico é algo difícil de colocar em prática. Por conta disso, muitas pessoas pulam partes importantíssimas do processo, incluindo o famoso aquecimento. Dito isto, a questão que fica é: por que aquecer os músculos antes do treino é tão importante? Não estamos prestes a dar a eles um treino adequado?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir por que aquecer os músculos antes de um treino regular é uma excelente maneira de preparar seu corpo para as demandas físicas que estão por vir.

Entendendo o que é o aquecimento

O termo aquecimento pode ser usado de muitas maneiras diferentes, desde um breve alongamento das pernas antes de uma caminhada até um treino informal de 15 minutos antes do início da prática atlética real. No entanto, o real significado do aquecimento está no seu próprio nome: ele é um meio de aquecer os músculos e reduzir sua rigidez, preparando-os para a atividade rigorosa que se segue.

O aquecimento dos músculos normalmente requer algum tipo de movimento, portanto, ele quase sempre inclui algum elemento de exercício cardiovascular, seja uma corrida curta ou a execução de passos para frente e para trás. Na prática, isso ajuda a acelerar sua frequência cardíaca, fornecendo mais oxigênio aos músculos e órgãos e abrindo os capilares para fluxo sanguíneo adicional.

Vale destacar que sempre deve haver algum alongamento envolvido no aquecimento, mas muitas pessoas cometem o erro de apenas alongar e chamar isso de aquecimento. O alongamento e o aquecimento são duas coisas diferentes: o primeiro se refere ao alongamento dos músculos que ajudará a prevenir danos e tensões, enquanto o último significa literalmente aquecer o corpo em termos de temperatura e nível de atividade.

É importante deixar claro que quando o corpo se aquece, o metabolismo aumenta e seus níveis de energia sobem, ajudando na resistência ao treino que está por vir.

Outros benefícios provenientes do ato de aquecer os músculos

Existem também algumas mudanças químicas e hormonais no corpo que ocorrem como resultado do aquecimento, como uma maior liberação dos hormônios que podem regular o metabolismo da energia e seu uso pelos músculos.

O aumento do fluxo sanguíneo e a energia disponível no corpo também podem melhorar a função e a comunicação do sistema nervoso, o que pode aprimorar a eficácia, o impacto e os resultados do treino.

Em termos de preparação mental, um aquecimento também pode ajudá-lo a “colocar a cabeça no jogo” e aumentar a concentração. Embora o exercício possa ser uma atividade relaxante, ele também requer um certo nível de concentração, tanto em termos de prestar atenção aos sinais naturais do corpo quanto para garantir que você está realizando o treino com segurança e eficiência.

Um período de aquecimento de 10-20 minutos também pode aguçar os seus sentidos, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro e o deixando mais preparado para o que vem a seguir.

Os perigos de não aquecer os músculos

Se você sai de casa logo pela manhã e começa a correr pela rua sem se aquecer, se alongar ou se preparar mentalmente, há uma boa chance de que seu treino seja insatisfatório, curto e potencialmente perigoso.

Quando você falha no aquecimento, seus músculos tendem a ficar frios e tensos, tornando-os muito mais suscetíveis a entorses e distensões. Esse dano potencial pode ser mitigado pelo alongamento, conforme mencionado acima

Além disso, seu sistema cardiovascular pode ser forçado a sair de uma taxa de repouso para uma taxa de exercícios de alta intensidade muito rapidamente, sem a chance de se tornar gradualmente mais ativo. Na prática, isso pode causar uma inundação de hormônios do estresse no corpo, ao invés de um aumento normal do fluxo sanguíneo devido à abertura dos capilares.

Com tudo isso em mente, podemos concluir que o aquecimento não é apenas uma boa ideia; ele é um aspecto essencial para um treino saudável produzir os resultados que você deseja!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

É possível cultivar plantas com luz artificial?

Próximo Artigo

Por que o Sol é amarelo?

Postagens Relacionadas