Por que cortar cebola nos faz chorar?

A cebola é parte indispensável da culinária de muitos países, incluindo a do Brasil. Quer sejam consumidas cruas, cozidas ou fritas, as cebolas encontram o seu lugar em praticamente qualquer prato, desde omeletes a sopas. No entanto, cortar cebola é uma ação que geralmente resulta em lágrimas e coriza, ainda que a maioria dos cozinheiros concorde que o resultado final faz valer a pena tanto choro.

Obviamente, as lágrimas que você derrama ao picar cebolas não são causadas por nenhum tipo de emoção. Na verdade, elas são lágrimas reflexas estimuladas pela exposição a substâncias irritantes.

Antes de preparar o seu próximo refogado, continue lendo este artigo para aprender por que as cebolas podem fazer você chorar e como é possível minimizar esse efeito ao preparar este popular alimento básico da cozinha.

Por que choramos ao cortar cebola?

As cebolas são vegetais que amadurecem no subsolo. A casa subterrânea das cebolas é habitada por criaturas que adoram roer raízes, tubérculos e bulbos. Para impedir que isso aconteça, as cebolas são equipadas com um mecanismo natural de defesa projetado especialmente para protegê-las enquanto crescem de animais famintos.

De acordo com o Healthline, todo o mecanismo de defesa das cebolas faz com que elas liberem enzimas e ácidos quando sua pele se rompe. Na prática, esses compostos se combinam para produzir um gás que age como um agente lacrimogêneo, o que significa que ele é capaz de irritar os olhos.

A boa notícia é que, assim como as cebolas, seus olhos também são equipados com um mecanismo de defesa naturalmente destinado a protegê-los de agentes externos. Por conta disso, quando os nervos em cada olho detectam um agente lacrimogêneo, eles geram lágrimas para eliminá-lo.

Vale destacar que algumas pessoas têm mais probabilidade de chorar ao cortar cebolas do que outras. Se você é muito sensível ou alérgico a cebolas, sua reação pode ser mais grave e, além do lacrimejamento excessivo, incluir sintomas como urticária, coceira e formigamento.

Tipos específicos de cebolas importam?

Existem muitos tipos diferentes de cebola, incluindo algumas que são capazes de produzir mais e menos lágrimas. As cebolas que geram as reações químicas mais incômodas têm muitos compostos contendo enxofre.

No entanto, é importante deixar claro que é praticamente impossível notar esses detalhes simplesmente observando os vegetais em feiras e mercados, visto que tanto cebolas amarelas quanto vermelhas e brancas podem apresentar variações consideráveis nesse sentido.

Por meio da transformação genética, alguns cientistas agrícolas também criaram variedades que não induzem a produção de lágrimas. Embora ainda não sejam produzidas em massa, você pode encontrar cebolas desse tipo em alguns mercados especializados nas grandes cidades.

Como evitar cair no choro ao cortar cebola?

Por mais que possam arder, as cebolas são apenas irritantes e não são perigosas para os seus olhos. Mesmo assim, você vai querer evitar ficar com os olhos irritados, não é mesmo? Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para reduzir o choro da irritação provocada pelo corte de cebolas:

  • Coloque uma barreira entre você e a cebola crua que está sendo cortada;
  • Uma faca afiada também pode ajudar. Quanto mais afiada for a faca, menos dano será feito à cebola e menos agentes irritantes serão liberados no ar;
  • Tente diminuir os compostos de ácido sulfúrico presentes nas próprias cebolas. Para fazer isso, experimente colocá-las em uma tigela com água gelada por 30 minutos antes de cortá-las;
  • Experimente ligar um ventilador para circular o ar na cozinha ou usar algum instrumento protetor para os olhos (como óculos de proteção) enquanto prepara as cebolas.

Para finalizar, tenha em mente que o tempo que você armazena as cebolas também afeta a sua capacidade de induzir lágrimas. Cebolas frescas, por exemplo, têm menos probabilidade de provocar lágrimas do que aquelas que ficaram armazenadas por um longo período de tempo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quem inventou o biquíni?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre o Pringles

Postagens Relacionadas