Por que coçar os olhos promove uma sensação de alívio?

Quer seja motivada por exaustão, tédio ou apenas uma simples coceira, há uma certa sensação de relaxamento que só pode ser alcançada com uma massagem de olhos satisfatória. No entanto, você já se perguntou por que o simples ato de coçar os olhos consegue promover uma sensação de alívio tão agradável?

Bem, existe uma boa explicação para isso, mas como também veremos ao longo deste artigo, esse desejo de cavar os olhos com os dedos pode fazer mais do que apenas fornecer um bom arranhão; na verdade, isso pode até causar sérios problemas!

A principal razão pela qual coçar os olhos promove uma sensação de alívio

Para começar, o motivo pelo qual todos, de bebês a idosos, procuram coçar seus olhos quando o cansaço se instala é porque, à medida que os olhos se cansam, eles secam. Dito isto, o ato de esfregar os olhos estimula as glândulas lacrimais, o que cria lubrificação e promove algum alívio momentâneo.

Além disso, a sensação de alívio é desencadeada porque a pressão nos olhos também consegue estimular o nervo vago. Na prática, esse reflexo desacelera sua frequência cardíaca e promove uma sensação de bem-estar, podendo levá-lo do cansaço a um cochilo absoluto em questão de minutos.

O mais interessante nisso tudo é que, em algumas culturas, acredita-se que esfregar os olhos pode melhorar a visão, embora não haja nenhuma evidência conclusiva para apoiar essa afirmação.

Na China, alguns jovens estudantes passaram a esfregar os olhos com certa frequência porque a medicina tradicional chinesa sugere que tal ação previne a miopia. O problema com isso é que, até agora, não foi demonstrado cientificamente que isso possa combater a miopia de forma alguma, embora a satisfação de uma boa massagem nos olhos possa realmente reduzir alguma tensão ocular ou dores de cabeça.

Embora seja relaxante, coçar os olhos pode trazer mais problemas que benefícios

Como você pode ver, coçar os olhos realmente promove uma certa sensação de alívio. No entanto, o que pode surpreendê-lo é que esfregar os olhos pode, na verdade, liberar histaminas que podem tornar a coceira ainda pior!

Ainda assim, o problema mais comum que pode surgir quando se esfrega os olhos com excesso são as mãos e os dedos sujos, que podem causar infecções, como a famosa conjuntivite.

Na outra extremidade do espectro, o aumento da pressão ocular que ocorre quando você aperta os olhos com as mãos pode piorar a visão ou, em casos graves, causar o descolamento de retina.

Como se todos esses problemas já não bastassem, a parte frontal do olho também pode desenvolver certas enfermidades, já que a pressão na córnea pode causar problemas por si só.

Além disso, esfregar e coçar os olhos frequentemente também pode aumentar o surgimento das olheiras, pois a pressão contínua na região ocular tende a romper os pequenos vasos sanguíneos sob a pele. Ou seja, embora seja relaxante, coçar o olho é algo que você deveria evitar.

Uma palavra final

Todos nós sabemos que esfregar os olhos é uma reação natural a fatores como cansaço, poeira e olho seco, mas não há muito a ganhar em ceder a essa tentação, além de um alívio temporário. No fim das contas, problemas ainda mais graves podem surgir através da simples fricção da região ocular.

Por conta disso, os médicos recomendam o uso de uma toalha úmida e fria colocada sobre os olhos para aliviar a coceira. Além disso, mantenha-se atualizado sobre os medicamentos para alergia se você tiver tendência a sofrer com problemas induzidos pela sujeira e dê preferência ao uso de colírios ao invés de simplesmente coçar os olhos quando estiver estressado.

Obviamente, problemas oculares contínuos devem ser avaliados por um oftalmologista; portanto, não deixe de procurar ajuda médica se vier a sofrer com essas condições com alguma regularidade.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os favos de mel das abelhas têm forma de hexágonos?

Próximo Artigo

Por que as pérolas são valiosas?

Postagens Relacionadas