Por que beber cerveja dá vontade de fazer xixi?

Se você já bebeu cerveja alguma vez na vida, sabe muito bem que essa bebida tem a capacidade de levá-lo ao banheiro com facilidade. Mas você já se perguntou por que beber cerveja dá tanta vontade de fazer xixi?

Continue lendo esse post para descobrir a ciência por trás do motivo pelo qual o álcool faz você urinar, além de ficar por dentro do que você pode fazer para não ter que ir constantemente ao banheiro.

Qual a relação entre beber cerveja e a inquietante vontade de fazer xixi?

A cerveja contém álcool, que é um diurético. Na prática, isso significa que, quando você bebe não apenas cerveja, mas qualquer bebida alcoólica, produz mais urina. Isso acontece porque o álcool suprime a liberação do hormônio antidiurético (ADH), o hormônio que permite que os rins retornem água para a corrente sanguínea. O efeito é aditivo, portanto, beber mais álcool aumenta o nível de desidratação.

Além disso, outra parte do motivo pelo qual você vai ao banheiro com mais frequência é porque o álcool também estimula a bexiga, então você sempre vai sentir vontade de fazer xixi mais cedo do que faria normalmente.

Normalmente, uma pessoa produz de 60 a 80 mililitros de urina por hora. No entanto, quando você consome alguma bebida alcoólica, a tendência é que você produza mais 120 mililitros de urina.

Curiosamente, é preciso destacar que o corpo humano parece se acostumar com a presença de álcool no organismo quando se trata de fazer xixi. Portanto, quanto mais frequentemente uma pessoa bebe, menos efeitos diuréticos o álcool pode ter.

Como diminuir a vontade de fazer xixi ao beber cerveja?

Se você beber água ou refrigerante antes da cerveja, o efeito diurético do álcool tende a ser reduzido pela metade. Isso significa que você ficará menos desidratado, o que vai ajudar a reduzir a chance de ter uma ressaca.

Outros fatores também afetam a possibilidade de você ter uma ressaca, então adicionar gelo a uma bebida, beber água ou usar um mixer pode ajudar, mas não prevenirá necessariamente as dores de cabeça e náuseas comuns da manhã seguinte à bebedeira.

Além disso, como você está aumentando a ingestão de líquidos, diluir o álcool não fará com que você urine muito menos. Isso apenas significa que um volume menor dessa urina será devido ao efeito desidratante da bebida.

É importante notar que não importa quantas cervejas você beba ou quanta água você adiciona, o efeito do consumo do álcool sempre será a desidratação. Isso se torna um tanto óbvio se observarmos que você estará adicionando muita água ao sistema, mas o fato é que cada copo ou latinha de cerveja vai tornar ainda mais difícil a tarefa dos rins devolverem a água à corrente sanguínea e aos órgãos.

Uma palavra final

Como você pode ver, é interessante pensarmos que um líquido pode causar tamanha desidratação. Então, isso quer dizer que se você estivesse preso em uma ilha sem nada para beber, exceto cerveja, você morreria de sede? Bem, se você não tivesse muitas frutas para compensar a desidratação, a resposta seria sim.

Osmolalidade é uma palavra complexa para descrever a proporção de partículas em seu sangue para fluido. Na prática, se você tiver mais líquido do que partículas, seus rins dizem ao corpo para liberar mais urina.

Quando você tem mais partículas do que líquido, seus rins retêm líquido e você não sente necessidade de fazer xixi. Por outro lado, como o álcool é um líquido, ele inclina a osmolalidade em favor de mais fluido. Como resultado, você acabará urinando o equivalente ao que bebe, supondo que seus rins estejam funcionando bem, obviamente.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Qual é a maior borboleta do mundo?

Próximo Artigo

Estudar ouvindo música ajuda ou atrapalha?

Postagens Relacionadas