Por que as tempestades são mais comuns no fim da tarde?

Se você observar com atenção, poderá ver que existem alguns eventos climáticos que parecem ter características bastante específicas. Por exemplo, você provavelmente já deve ter ouvido o ditado que diz que antes das tempestades sempre existe um momento de silêncio e calmaria. Embora isso não seja verdade em todos os casos, é realmente verídico em alguns.

Da mesma forma, muito provavelmente você já deve ter notado que a maioria das tempestades ocorrem no final do dia, ou seja, no fim da tarde e início da noite. Obviamente, isso não quer dizer que elas não possam ocorrer pela manhã, mas é facilmente perceptível que as tempestades costumam cair durante as últimas partes do dia. Mas, afinal de contas, por que isso ocorre?

Bem, isso será devidamente explicado ao longo deste artigo, mas antes disso, precisamos entender primeiramente como as tempestades ocorrem.

O que exatamente é uma tempestade?

Em termos básicos, uma tempestade é simplesmente um aguaceiro que é acompanhado por fortes relâmpagos e trovões. Esse tipo de evento também é conhecido como tempestade de raios, temporal e trovoada, sendo amplamente caracterizado por ventos fortes e chuvas robustas.

Ainda assim, é importante deixar claro que, por mais incrível que possa parecer, algumas tempestades podem não incluir nenhuma precipitação (conhecidas como tempestades secas), enquanto outras podem ser acompanhadas por neve ou até mesmo granizo.

Como se formam as tempestades?

De um modo geral, as tempestades se formam como resultado da rápida subida do ar quente e do declínio do ar frio na atmosfera. Tempestades são amplamente classificadas em vários tipos, mas todas elas precisam de três ingredientes básicos: uma fonte de umidade, uma atmosfera instável (ou seja, ar quente subindo e ar frio descendo) e um mecanismo para desencadear uma corrente ascendente de tempestade.

Quando o solo é aquecido pela radiação do sol, o ar imediatamente acima dele se torna quente e começa a se mover para cima na atmosfera. Desse modo, o ar quente e menos denso continua subindo na atmosfera até ficar mais leve do que o ar ao seu redor.

O ar que sobe, que também carrega consigo uma grande quantidade de vapor d’água, transfere constantemente seu calor para os níveis superiores da atmosfera (devido à convecção). Como resultado, o calor é perdido continuamente e o vapor de água que ele carrega começa a esfriar, transformando-se posteriormente em uma nuvem.

Essa nuvem eventualmente se desenvolve verticalmente, onde a temperatura ainda é mais baixa, e se torna hospedeira para uma enorme quantidade de pequenas gotas líquidas congeladas. Essas partículas de gelo às vezes se chocam e se esfregam umas nas outras, ganhando alguma carga elétrica e causando raios e trovões, os sinais mais comumente associados a uma tempestade.

Então, por que as tempestades geralmente ocorrem no final do dia?

Agora que já discutimos o que são tempestades e como elas realmente se formam, podemos finalmente abordar a questão que colocamos no início deste artigo. Pois bem, embora as tempestades possam ocorrer a qualquer hora do dia, é verdade que elas ocorrem principalmente no final do dia.

Conforme mencionado anteriormente, existem três ingredientes principais para a formação de uma tempestade: umidade no ar, grandes mudanças na temperatura do ar e algum processo capaz de forçar o ar a subir.

Pois bem, durante o dia, quando o sol está brilhando intensamente no céu, a superfície da Terra fica bem aquecida, atingindo o seu pico de calor no final da tarde. É por isso que o ar próximo ao solo se torna menos denso e sobe tão facilmente nesse período.

Além disso, o aquecimento diurno também aumenta a capacidade do ar de evaporar o vapor de água. Na prática, isso permite que maiores quantidades de umidade estejam presentes no ar ascendente, causando mais instabilidade na atmosfera e, consequentemente, aumentando ainda mais a probabilidade de formação de uma tempestade.

No fim das contas, como dois dos três fatores essenciais necessários para a criação de uma tempestade estão em seu ponto mais alto no final da tarde, a maioria das tempestades tende a ocorrer justamente nesse período.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as explosões nucleares têm forma de cogumelo?

Próximo Artigo

A perda da visão pode aguçar os outros sentidos?

Postagens Relacionadas