Por que as noites sem nuvens são mais frias que as noites nubladas?

Se você é uma pessoa bastante observadora, já deve ter percebido que as noites sem nuvens tendem a ser mais frias que as noites nubladas. Isso pode ser intrigante para várias pessoas, afinal, muita gente associa a presença de nuvens a chuvas e tempo frio.

No entanto, como você verá ao longo deste artigo, existe uma explicação científica por trás deste fenômeno que, por sua vez, está intimamente ligado ao efeito da perda radiativa.

Como você gostaria de passar uma noite fria de inverno? Se você é como a maioria das pessoas, sabe que não há nada melhor do que se aconchegar sob um cobertor quente em uma noite com baixa temperatura, não é mesmo?

Dito isto, você sabia que a própria Terra se cobre com um “cobertor” em algumas noites? É verdade! No entanto, em vez de tecidos quentes como algodão ou lã, o cobertor da Terra é feito de nuvens.

À noite, as nuvens podem reter calor na atmosfera. Isso ajuda a aquecer a superfície da Terra, resultando em uma temperatura mais alta. Além disso, nuvens de nível superior têm um efeito de retenção de calor mais forte do que nuvens de nível inferior.

Por outro lado, em noites claras, não há nuvens no céu para reter o calor. Como resultado, o calor é capaz de escapar da atmosfera da Terra e, consequentemente, a temperatura cai.

Esse fenômeno é conhecido como efeito da perda radiativa e é por isso que noites claras podem ser um pouco mais frias do que noites nubladas, inclusive durante o verão.

E durante o dia?

Curiosamente, as nuvens podem promover o efeito oposto no clima diurno. Na prática, elas podem bloquear a saída de calor para a atmosfera na maior parte do dia. Neste caso, nuvens mais baixas na atmosfera tendem a bloquear mais calor do que as nuvens altas.

Como você pode ver, as nuvens têm um grande impacto no clima da Terra. Na verdade, a NASA estima que, sem nuvens, o planeta absorveria cerca de 20% mais calor. Porém, o clima, por sua vez, também afeta as nuvens., sendo que essa relação entre as nuvens e o clima é chamada de “feedback”.

Como as mudanças climáticas da Terra podem afetar a cobertura de nuvens?

Muitos cientistas acreditam que o planeta poderá ter menos nuvens à medida que sua temperatura aumentar. No entanto, os especialistas ainda estão aprendendo as nuances da relação entre nuvens e clima que podem fornecer análises mais precisas.

Uma ferramenta que é comumente usada por pesquisadores e cientistas do clima é um satélite chamado CloudStat. Desde 1999, o CloudStat tem ajudado cientistas a estudar a relação entre o clima da Terra e as nuvens de uma maneira que não era possível anteriormente.

Com isso em mente, da próxima vez que você olhar para um céu cheio de nuvens, lembre-se de como elas podem ter afetado o clima do dia. De noites frias a dias quentes, a cobertura de nuvens desempenha um papel importante na determinação da temperatura. Sem elas, o clima do nosso planeta seria bem diferente!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quem eram os cavaleiros templários?

Próximo Artigo

Quantos dias podemos sobreviver sem beber água?

Postagens Relacionadas