Por que as girafas têm pescoço comprido?

O pescoço das girafas é certamente algo esplêndido de se observar. Curiosamente, seus pescoços são compostos por apenas sete vértebras, assim como o pescoço de um ser humano! No entanto, o comprimento imponente do pescoço das girafas é o que realmente atrai a atenção de todos. Dito isto, a pergunta que fica é: por que as girafas têm pescoço comprido?

Durante séculos, essa questão incomodou naturalistas e cientistas de todo o mundo, mas algumas teorias podem indicar possíveis fatores que levaram a isso.

Girafas podem ter pescoço comprido por questões evolutivas

Para resolver o dilema do pescoço comprido, os professores costumam seguir a teoria do naturalista Jean-Baptiste de Lamarck, explicando que, entre a população ancestral de girafas, havia alguns indivíduos que tinham pescoços ligeiramente mais longos. Na prática, isso lhes dava a vantagem de poder alcançar galhos mais altos e obter mais comida para saciar a fome.

Gradualmente, como consequência, essas girafas tornaram-se mais bem-sucedidas na reprodução, pois foram capazes de sobreviver e prosperar com sua capacidade de buscar mais comida em galhos mais altos, enquanto a população daquelas com pescoços menores começou a diminuir.

De um modo geral, essa é a teoria mais difundida e aceita com relação a esse assunto, mas estudos recentes apresentam um ângulo diferente sobre essa ideia de evolução. Na prática, eles apontam que os pescoços colossais desses animais podem ter pouca relação com a busca por nutrição e mais a ver com uma certa predileção por acasalamento.

Seleção sexual também pode explicar por que as girafas têm pescoço comprido

Diferentemente da teoria evolucionária com foco na nutrição, existe uma outra linha de pensamento que sugere que os longos pescoços das girafas são o resultado de um processo de seleção sexual. Em suma, a ideia em torno disso é que, para competir pelas fêmeas, as girafas do sexo masculino desenvolveram um pescoço longo.

Em um duelo para atrair uma fêmea para o acasalamento, dois machos costumam ficar lado a lado, balançando a nuca um no corpo do outro. Dito isto, possuir um pescoço longo e poderoso daria uma vantagem em tais duelos.

Além disso, machos com pescoços longos não apenas tendem a vencer com mais frequência, mas as girafas fêmeas também preferem acasalar com aqueles que têm pescoços mais longos.

Essa explicação também poderia esclarecer a questão de por que as girafas estendem o pescoço muito mais do que os membros. Em outras palavras, se as girafas evoluíram simplesmente para buscar comida nos galhos mais altos das árvores, então suas pernas também deveriam ter se alongado proporcionalmente ao aumento de seus pescoços, mas isso não aconteceu.

Já existiram pescoços ainda mais longos no reino animal

Apesar das ideias levantadas por ambas as teorias, esse quebra-cabeça secular ainda precisa de mais estudos e pesquisas rigorosas para se chegar a uma explicação definitiva. Embora seja possível que a resposta seja, de fato, uma das hipóteses levantadas, pode haver muitas outras influências que guiaram o comprimento do pescoço da girafa ao seu tamanho verdadeiramente excepcional.

Curiosamente, existiram pescoços mais longos no passado. Por exemplo, os dinossauros Mamenchissauros tinham um pescoço que se estendia por mais de 10 metros de comprimento, o que equivale a cerca de 5 vezes o comprimento do pescoço das girafas atuais.

Vale destacar que um pescoço tão longo traz seus próprios riscos. Considerando que o cérebro da girafa está cerca de 2 metros acima do coração, este órgão deve ser grande e poderoso. Para que o sangue chegue ao cérebro, o coração deve bombear esse sangue a uma pressão muito alta. De fato, a pressão arterial nas girafas é mais alta que a de qualquer animal terrestre.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os gatos adoram caixas de papelão?

Próximo Artigo

É verdade que as baratas conseguem viver sem cabeça?

Postagens Relacionadas