Por que as comidas duram mais tempo na geladeira?

A geladeira é um elemento-chave em todas as cozinhas. Quase todas as residências têm pelo menos uma que está sempre ligada, trabalhando sem parar para preservar tudo que há dentro. De fato, o que seria das nossas comidas sem essa maravilha da tecnologia, não é mesmo?

Obviamente, a principal razão pela qual a geladeira é ótima em manter os alimentos frescos é porque ela mantém seu ambiente interno devidamente frio. Basicamente, os alimentos em temperaturas frias permanecem frescos por mais tempo e esse é o segredo da refrigeração. Mas, afinal, por que exatamente os alimentos não estragam tão rápido no frio?

As comidas duram mais tempo na geladeira porque microrganismos não se desenvolvem no frio

Todos os seres vivos têm uma temperatura preferida, de modo que bactérias e outros microrganismos não são exceção à regra. Na prática, eles também têm uma temperatura que mais gostam e com a qual se desenvolvem mais rápido.

As bactérias mais comuns fazem parte do grupo de microrganismos chamados de mesófilos que, por sua vez, gostam de temperaturas médias (20-45°C). Alguns exemplos de organismos mesófilos que causam deterioração dos alimentos são as espécies Lactobacillus, Leuconostoc e Pediococcus.

A temperatura média dentro de uma geladeira, porém, é de 4°C. Na prática, isso é muito frio para as bactérias. Desse modo, assim como só queremos nos enrolar embaixo de um cobertor em um dia frio, as bactérias também perdem a vontade de querer fazer algo produtivo em meio a uma temperatura tão baixa.

Em suma, elas param de crescer tão rápido como normalmente fariam em temperaturas mais altas, pois a maior parte de sua energia é usada para seu próprio aquecimento. Portanto, em temperaturas muito baixas, a taxa de crescimento dos microrganismos diminui significativamente.

Ainda assim, tenha em mente que os alimentos não podem ser mantidos na geladeira indefinidamente. Lembre-se de que o crescimento bacteriano pode até diminuir dentro de uma geladeira, mas não parar por completo.

As comidas não apodrecem rapidamente na geladeira

Além de desacelerar o crescimento bacteriano, o ambiente frio da geladeira também retarda o apodrecimento de frutas e vegetais, que são constituídos por células que possuem paredes celulares.

Essas paredes celulares são formadas por polissacarídeos que são decompostos por enzimas que fazem com que frutas e vegetais amoleçam. À medida que esses polissacarídeos são decompostos, os alimentos ficam mais macios até apodrecerem, eventualmente.

Os culpados mais comuns entre as enzimas responsáveis ​​pela deterioração dos alimentos são as lipases e as pectinases. Nesses casos, as baixas temperaturas diminuem a atividade enzimática e outros processos biológicos responsáveis ​​pelo amadurecimento rápido. Assim, ao manter frutas e vegetais na geladeira, ganhamos mais tempo antes que a comida comece a apodrecer.

Todos os alimentos são produtos orgânicos, o que significa que apodrecerão mais cedo ou mais tarde, mas se mantidos corretamente na geladeira, eles certamente vão demorar mais para estragar. É por isso que tantos alimentos vêm com uma data de validade, juntamente com instruções sobre qual temperatura é melhor para armazená-los.

Importância das geladeiras vão além da conservação de alimentos

Depois que a primeira geladeira produzida em massa passou a ser comercializada em 1913, sua popularidade disparou. A única desvantagem do uso de geladeiras é o consumo de eletricidade, mas a boa notícia é que, graças ao avanço da tecnologia, percorremos um longo caminho e passamos a ter geladeiras com maior eficiência energética. Este é um requisito importante, pois cerca de 200 milhões de geladeiras são vendidas globalmente a cada ano!

Entretanto, é importante deixar claro que as geladeiras domésticas não são nossas únicas fontes de refrigeração. Muitas unidades de refrigeração de grande porte também são usadas nas indústrias química e farmacêutica para armazenar produtos químicos, medicamentos, anticorpos, vacinas, etc.

Dito isto, fica fácil de entender que as geladeiras desempenham um papel extremamente importante em nossas vidas. Atualmente, muitas pesquisas estão se concentrando em fazer geladeiras mais inteligentes e mais eficientes em termos de energia, até porque elas são e continuarão uma parte indispensável de nossas vidas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que ficamos desidratados durante viagens?

Próximo Artigo

Como os filmes são armazenados em DVDs?

Postagens Relacionadas