Por que as aves migram?

Para uma ave, viajar centenas ou milhares de quilômetros entre suas áreas de reprodução é uma jornada complexa e perigosa, na qual nem todos os pássaros sobrevivem. Dito isto, a pergunta que fica é: afinal de contas, por que as aves migram? Quais razões são importantes o suficiente para enviar milhões de pássaros aos céus em certas estações?

Bem, como já era de se esperar, existe mais de um motivo para a migração de diferentes pássaros, mas tudo se resume à sobrevivência, não apenas de cada ave individualmente, mas também das famílias que pretendem criar.

As aves migram em busca de comida

Para todas as aves, uma das principais forças que impulsionam a migração é a escassez de alimentos. Se todas as aves ficassem nas mesmas áreas durante todo o ano, o alimento se tornaria escasso e a reprodução teria menos sucesso com pais desnutridos e filhotes famintos.

Conforme as fontes de alimento se regeneram nas regiões do norte a cada primavera, milhões de pássaros migram para essas áreas para aproveitar a abundância de comida. Da mesma forma, à medida que os suprimentos de comida diminuem no outono, os pássaros retornam às regiões tropicais que se reabasteceram nesse período.

Esse padrão de migração em busca de refeição não ocorre apenas para migrantes neotropicais, mas também para aves migratórias de curto alcance que podem se mover por distâncias limitadas a fim de buscar uma fonte sazonal de alimento.

Migração também é importante para a procriação das espécies

Ao longo de milênios, os pássaros desenvolveram diferentes padrões, tempos e destinos de migração para se dispersarem pelo mundo com o objetivo de procriar. Na prática, isso ajuda as aves a aproveitarem uma ampla variedade de condições adequadas para criar seus filhotes, aumentando as chances de dar origem a crias saudáveis ​.

As melhores condições de reprodução podem variar para cada espécie de ave e podem envolver muitos fatores. Fontes específicas de alimentos, habitats que fornecem abrigo adequado e colônias reprodutivas que oferecem maior proteção aos filhotes são importantes para a dispersão reprodutiva.

Curiosamente, pode parecer um tanto contraditório argumentar que as aves migram para ajudar seus filhotes a sobreviver. Muitos desses mesmos pais de pássaros abandonam rapidamente seus filhotes à medida que eles amadurecem, deixando os pássaros imaturos e inexperientes fazerem sua perigosa primeira migração sem a orientação de um adulto.

Mais razões pelas quais as aves migram

A busca por alimento e a questão da reprodução podem ser os principais fatores para uma migração regular, mas os pássaros também migram por outros motivos, incluindo:

  • Clima: Os pássaros desenvolveram diferentes tipos de plumagem para sobreviver a climas distintos, de modo que as mudanças nesses climas podem afetar a migração. Muitos pássaros deixam seus criadouros no Ártico, por exemplo, quando as temperaturas começam a cair e buscam um habitat mais temperado porque não podem sobreviver ao frio brutal.
  • Predadores: Habitats com fontes abundantes de alimentos durante o ano todo também atraem um grande número de predadores que podem ameaçar os ninhos. Desse modo, aves que migram para diferentes habitats podem evitar o ataque de predadores, dando aos seus filhotes uma chance melhor de atingir a maturidade. Muitas aves até migram para habitats que são quase inacessíveis aos predadores, como penhascos costeiros íngremes ou ilhas rochosas.
  • Doença: Qualquer grande grupo de pássaros amontoados em um habitat se torna suscetível a parasitas e doenças que podem dizimar milhares de aves em um curto período de tempo. Por outro lado, aquelas que se dispersam para locais diferentes têm menos chance de espalhar uma doença para toda a sua população, incluindo seus filhotes.

No fim das contas, as razões pelas quais os pássaros migram se resumem à sobrevivência, não apenas à sobrevivência das próprias aves migratórias, mas também dos seus filhotes. Uma boa migração permite que os pássaros sobrevivam por mais uma geração e permite aos observadores o prazer de testemunhar um verdadeiro espetáculo da natureza.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que tomar café dá vontade de fazer cocô?

Próximo Artigo

Por que os países pobres não imprimem mais dinheiro?

Postagens Relacionadas