Por que algumas pessoas suam mais do que outras?

A transpiração é um processo fisiológico muito importante para o corpo humano, pois ajuda a regular a temperatura corporal. Quando a temperatura ambiente está alta, a umidade presente no corpo evapora, o que nos esfria um pouco. Muitas pessoas suam com frequência, como durante a prática de exercícios físicos ou em situações de estresse, especialmente quando se sentem ameaçadas ou ansiosas.

O suor é produzido por pequenas glândulas sudoríparas presentes na pele de todo o corpo. Os humanos normalmente têm cerca de 2 a 4 milhões de glândulas sudoríparas no momento do nascimento. Embora a pele das mulheres tenha mais glândulas sudoríparas que os homens, os homens ainda tendem a suar mais do que as mulheres, pois suas glândulas sudoríparas são mais ativas.

Se você costuma frequentar uma academia, você já deve ter observado que, mesmo quando duas pessoas começam a correr na esteira ao mesmo tempo, uma tende a ficar encharcada de suor mais facilmente.

Mas, afinal de contas, por que isso acontece? Por que algumas pessoas suam muito mais do que outras? São essas as questões que vamos abordar ao longo deste artigo!

Os principais fatores que explicam por que algumas pessoas suam mais do que outras

Como mencionado anteriormente, os homens tendem a transpirar mais do que as mulheres, embora elas tenham mais glândulas sudoríparas. Portanto, se você for homem, saiba que você já tem uma predisposição natural a suar mais que o público feminino em geral.

Outro fator que explica por que algumas pessoas suam mais do que outras tem a ver com o número de glândulas sudoríparas, que pode variar de um indivíduo para outro. O efeito disso é bastante óbvio: mais glândulas sudoríparas equivalem a mais suor. Portanto, se você tem mais glândulas sudoríparas, consequentemente vai suar mais.

Além disso, você provavelmente já observou que quanto mais você se esforça durante uma sessão de treino, mais você transpira. Isso é bastante óbvio, mas não podemos deixar de citar que quanto mais intensamente você se envolver em qualquer atividade física, mais suado ficará.

Fatores ambientais e gordura também entram em jogo

Por razões tão óbvias que dificilmente surpreenderão alguém, a intensidade de calor ambiente também afeta diretamente a quantidade de suor de qualquer indivíduo. Se você estiver em um ambiente mais quente do que o seu amigo, por exemplo, você vai acabar ficando mais encharcado de suor do que ele.

Curiosamente, tem-se observado também que pessoas acima do peso ideal suam com mais frequência do que as pessoas em melhor forma. Na prática, isso ocorre porque o excesso de gordura corporal atua como um isolante que aumenta a temperatura corporal central, fazendo com que a pessoa se sinta mais quente e com mais tendência a suar.

Hiperidrose também pode explicar por que algumas pessoas suam mais do que outras

Se todas as condições acima não se aplicarem a você, ou seja, a temperatura ambiente está baixa, você se sente perfeitamente calmo, você não está malhando, mas ainda assim você está suando muito, então é bem provável que você esteja sofrendo de uma condição comum de transpiração excessiva chamada hiperidrose.

Essa condição é geralmente observada em pessoas acima do peso que contam com estilos de vida relativamente sedentários. No entanto, ela pode ser tratada com medicação adequada e certas mudanças no estilo de vida, como reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, parar de fumar e reduzir o consumo de cafeína.

Vale destacar que o exercício físico, como praticamente todo mundo já sabe, é útil de várias maneiras. Obviamente, você irá transpirar bastante durante a prática de atividades físicas, mas certamente sentirá muito mais conforto no seu dia a dia.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que usamos gravatas?

Próximo Artigo

O que causa a intolerância à lactose?

Postagens Relacionadas