Por que algumas pessoas sentem dor de cabeça quando tomam sorvete?

Não há nada melhor em um dia quente de verão do que tomar o seu sorvete favorito. No entanto, para algumas pessoas, quando essa guloseima fria atinge o fundo da boca, uma sensação dolorosa ocorre na região da cabeça. Dito isto, a pergunta que fica é: por que algumas pessoas sentem dor de cabeça quando tomam sorvete?

Comumente chamado de “congelamento do cérebro” ou “cefaleia do sorvete”, esse fenômeno bizarro é, por mais incrível que possa parecer, uma mistura de dor derivada diretamente do prazer, como veremos ao longo deste post.

A curiosa relação entre dor de cabeça e sorvete

Apesar do fato de que esse evento frio acontece com todos pelo menos uma vez na vida (a menos que você literalmente nunca tenha consumido água gelada, sorvete ou um milkshake), muito pouco tempo e dinheiro foram gastos para estudar esse fenômeno. Alguns cientistas acreditam que já compreendem o princípio básico por trás dessa sensação estranha, mas ninguém tem total certeza.

Algumas das principais suposições estão relacionadas aos capilares em nossos seios da face. Como esses minúsculos vasos sanguíneos são resfriados rapidamente quando o ar que inalamos cai de temperatura enquanto comemos algo frio, eles se comprimem, antes de se expandir novamente depois de se aquecerem novamente.

Na prática, tal aperto na cavidade nasal pode originar uma sensação ruim na região da testa, pois essa alteração de dilatação provoca uma alteração de pressão, que é registrada nos tecidos do palato pelos receptores de dor. Consequentemente, esse impulso nervoso de dor pode passar pelo nervo trigêmeo, um centro importante para os nervos do rosto que se liga diretamente a um ponto na testa quando a dor é detectada.

É por isso que sentimos nosso cérebro “congelar” em um ponto próximo à testa e têmporas. Em resumo, é uma espécie de dor “referida” que tem mais a ver com a atividade neural e as terminações nervosas do que com a localização real da área afetada.

Uma outra teoria envolvendo a dor de cabeça ao tomar sorvete

Outra teoria sugere que a constrição dos capilares e dos vasos sanguíneos que ocorre durante o tal “congelamento do cérebro” tem a ver com o fato de que, quando o excesso de sangue flui repentinamente pelas artérias, o aumento da pressão é registrado como dor de cabeça, mais especificamente na região da testa. Desse modo, quando a pressão retorna aos níveis normais (em alguns segundos ou minutos), a dor desaparece.

Novamente, vale destacar que ninguém sabe ao certo como e por que o cérebro “congela”, mas essas descobertas parecem fazer mais sentido, dadas as funções normais dos nervos e dos vasos sanguíneos do rosto.

Estamos danificando nossos cérebros quando os “congelamos”?

De um modo geral, fazemos todo o possível para proteger o cérebro de danos, incluindo capacetes e nosso próprio crânio. Por conta disso, algumas pessoas podem presumir que “congelar o cérebro”, ainda que através de uma sensação desencadeada por reações nervosas, pode ser uma ideia perigosa, pois flexionar seus vasos sanguíneos rapidamente e induzir dores fantasmas na testa não parece ser algo natural, certo?

A verdade é que o cérebro é bem mais resistente do que pensamos. Na verdade, a temperatura do nosso cérebro muda sempre que temos febre ou quando passamos muito tempo sob o sol quente ou o frio intenso. Nosso corpo é muito bom em manter a homeostase (estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente) e conserva nosso cérebro dentro de uma faixa de temperatura segura.

Existem até sintomas que nos informam quando o cérebro está “esquentando” ou “esfriando”, incluindo febres, sudorese, dor, deficiência cognitiva e uma série de outros sinais de que algo está errado. Dito isto, o fato é que o cérebro pode sobreviver a temperaturas impressionantemente baixas, como as temperaturas induzidas durante cirurgias neurológicas invasivas.

Para alguns procedimentos, o cérebro deve ser resfriado a temperaturas tão baixas quanto 18º Celsius. Portanto, embora incômoda, a rápida dor de cabeça sentida ao tomar sorvete dificilmente causará algum dano no seu cérebro.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Alguma sociedade humana já viveu completamente no subsolo?

Próximo Artigo

Por que os porcos não suam?

Postagens Relacionadas