Por que algumas pessoas ainda compram e escutam discos de vinil?

Nos últimos anos, tem sido facilmente perceptível o fato de que muitos amantes da música estão se afastando do mundo do streaming e dos vídeos musicais online para optar por um tipo diferente de experiência auditiva: os discos de vinil. De fato, em 2020, a venda de vinis superou a de CDs pela primeira vez nos EUA.

Com tantas opções convenientes para ouvir música nos tempos modernos, é um tanto estranho notar que um número cada vez maior de pessoas está optando por fazer as coisas em um ritmo diferente. Ao longo deste artigo, nós vamos explorar por que algumas pessoas ainda estão comprando discos de vinil.

Qualidade do som dos discos de vinil ajuda a explicar a sua procura

De um modo geral, a razão principal da popularidade dos discos de vinil é sua qualidade de áudio. Os aficionados por música costumam dizer que é possível escutar a diferença no som e que o vinil é melhor do que os arquivos digitais. De fato, muitas pessoas que ouvem MP3s há mais de uma década percebem que há algo um pouco diferente na qualidade do som quando ouvem discos de vinil pela primeira vez.

Em suma, os discos têm um som mais omnidimensional que realmente preenche melhor os ouvidos. Em outras palavras, o que deve ser observado nesse sentido é que é mais provável que você perceba sons e instrumentos sutis a partir de um disco de vinil do que um arquivo digital qualquer.

Curiosamente, há quem diga que os vinis prensados hoje soam melhor do que os prensados nos anos 60. Isso ocorre porque, embora a estrutura dos discos de vinil não tenham mudado de forma tão drástica de lá pra cá, o equipamento de gravação usado hoje é muito mais avançado.

Nostalgia experiência tátil também contribuem para o renascimento dos discos de vinil

Quem nasceu entre os anos 70 e 80 pode sentir uma certa falta da forma de ouvir música. Embora a música digital seja amplamente disponível e muito conveniente nos dias atuais, há muitas pessoas que ainda gostam de ouvir música em suas salas de estar.

Alguns amantes da música também acham que os arquivos digitais fazem perder qualquer tipo de interação física com a música que estão ouvindo. Embora toda música seja feita para ser ouvida, há quem goste de experimentar a música de um modo mais tátil. A experiência de abrir a embalagem, cheirar a capa e colocar o disco para tocar é o que a maioria dessas pessoas paga quando compra discos de vinil.

Um fato que também merece destaque é que as capas dos discos de vinil são bonitas de se olhar. Elas costumam ter mais apelo estético, de modo que uma prateleira cheia de discos de vinil promove um impacto maior do que uma prateleira cheia de CDs ou com um simples reprodutor de mídia com bilhões de arquivos de música. Algumas pessoas até compram discos de vinil porque gostam da capa.

A compra de discos de vinil e outras formas de mercadoria física também é uma ótima maneira de apoiar os artistas favoritos e ajudar a garantir que eles possam continuar a produzir suas músicas. Embora o streaming possa ser incrivelmente lucrativo para artistas populares, alguns músicos mal conseguem ganhar a vida apenas nas plataformas de streaming.

Valor agregado também deve ser levado em consideração

Com um interesse crescente na compra e venda de discos de vinil, alguns colecionadores estão começando a ver isso como uma espécie de investimento. Discos de vinil de artistas consagrados, especialmente aqueles em bom estado, muitas vezes não apenas mantêm seu valor, mas também aumentam exponencialmente com o tempo.

Dentre todos os formatos de armazenamento de música, o vinil tem o maior valor. Os discos de hoje podem valorizar até 10 vezes o seu preço original daqui a 20 anos. Dito isto, não é preciso pensar muito para perceber que o mesmo caso não seria o mesmo com CDs, fitas, ou arquivos digitais.

Em uma análise geral deste tópico, podemos dizer que os discos de vinil em si são mais atraentes esteticamente e mais artísticos e, portanto, acabam se tornando mais valiosos em médio e longo prazo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que provocou o colapso da civilização maia?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre o Burger King

Postagens Relacionadas