Por que agitar o refrigerante faz ele produzir mais espuma?

Praticamente todo mundo já tomou refrigerante pelo menos uma vez na vida, o que torna essa bebida uma das mais populares do mundo. No entanto, ainda parece existir certos mistérios em torno dos refrigerantes. Por exemplo, por que agitar o refrigerante faz ele produzir mais espuma?

Ao longo desse artigo, você vai ficar por dentro da composição gasosa do refrigerante, ao mesmo tempo em que descobre a razão por trás de toda a espuma que ocorre ao agitar esse tipo de bebida.

Entendendo o papel da carbonatação na produção do refrigerante

Os refrigerantes geralmente contêm uma quantidade considerável de água gaseificada, adoçantes artificiais e aromatizantes que os tornam muito saborosos. Da mesma forma, esse tipo de bebida contém dióxido de carbono dissolvido, sendo que esse processo de adição de dióxido de carbono ao líquido é chamado de carbonatação.

Assim que o dióxido de carbono entra em contato com a água, ele sofre uma reação química na qual acaba por produzir ácido carbônico aquoso. Na prática, é o ácido carbônico que confere um sabor ácido e uma sensação adocicada na boca. Sem ele, quase todos os refrigerantes apresentariam um gosto muito insosso, ou “sem graça”, como muitos chamam.

No entanto, o dióxido de carbono não é facilmente solúvel em líquidos à pressão normal; então, para dissolvê-lo na bebida, ele é submetido a uma alta pressão e é posteriormente empurrado para dentro da garrafa, ou de qualquer recipiente em que a bebida venha a ser armazenada (mas para nossos propósitos, vamos considerar uma garrafa).

Enquanto a garrafa está fechada, o seu interior está com uma pressão uniforme, mas assim que ela é aberta, há uma mudança drástica na pressão do ar entre o interior e o exterior da garrafa, de modo que as moléculas de gás passam a ter um acesso repentino a muito mais espaço para ocupar.

No fim das contas, o resultado dessa diferença de pressão é o som de efervescência que você ouve quando a garrafa é destampada. Neste caso, as moléculas de dióxido de carbono que estavam presas acabam escapando rapidamente, tão rápido que você pode ouvir!

Então, por que agitar o refrigerante resulta em uma efervescência mais forte?

Conforme mencionado anteriormente, uma garrafa tampada está sob uma pressão uniforme. Em outras palavras, as condições dentro de uma garrafa tampada são constantes, já que as moléculas do líquido e do gás de dióxido de carbono estão em equilíbrio (devido a uma pressão uniforme).

As moléculas de dióxido de carbono são mantidas firmemente nas “garras” do líquido. Para se libertar, eles precisam de energia suficiente. E qual é a melhor maneira de ganhar essa energia? Sim, você adivinhou: agitando o refrigerante!

Para produzir uma simples bolha, a energia necessária é muito alta, pois o gás tem que romper a tensão superficial do líquido. No entanto, uma vez que uma pequena bolha é formada, torna-se mais fácil (pois requer menos energia) para as moléculas de gás circundantes se juntarem a ela para formar uma espécie de efeito dominó.

Consequentemente, agitar uma garrafa introduz muitas bolhas pequenas no líquido. Sendo assim, conforme você continua agitando a garrafa, mais e mais energia é transmitida às moléculas de gás e mais bolhas se prendem às bolhas que já estão presentes, tornando o processo de escape do gás ainda mais rápido. O resultado? Espuma para todos os lados!

Uma palavra final

Como você pode ver, alguns dos fenômenos mais comuns que observamos na vida diária dependem de leis muito básicas da natureza relacionadas ao equilíbrio de várias forças e pressões.

A simples efervescência de um refrigerante é apenas um daqueles eventos que mostram como uma ligeira diferença nas condições circundantes pode desencadear um espetáculo verdadeiramente fascinante do ponto de vista científico.

Com tudo isso em mente, da próxima vez que você estiver segurando uma garrafa de refrigerante, experimente dar uma sacudida e ver a ciência entrar em ação. Mas lembre-se de tomar cuidado para não se molhar ao abrir o recipiente!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que comemoramos aniversários com bolo e velinhas?

Próximo Artigo

Como identificar um diamante verdadeiro?

Postagens Relacionadas