Por que a bandeira do Japão só tem um círculo vermelho?

Ao longo de sua vida, muito provavelmente você já deve ter se deparado com a bandeira do Japão. Ao contar com um único círculo vermelho (círculo do sol) que se destaca em meio a um fundo branco, essa bandeira tem intrigado muita gente por sua aparente “simplicidade”.

No entanto, embora pareça muito simples à primeira vista, esta bandeira está repleta de simbolismo e história, como veremos ao longo deste artigo.

A história da bandeira do Japão

Para entender o verdadeiro significado da bandeira japonesa, devemos compreender primeiramente alguns detalhes da história do Japão e a mudança de percepção dos japoneses com relação aos seus símbolos nacionais.

Vale destacar que não há nenhuma evidência irrevogável de quando a bandeira japonesa foi criada, mas há muitas referências a ela, bem antes de ela ser usada como um símbolo nacional. Por exemplo:

  • Em uma carta ao imperador chinês, no início do século 7, o imperador japonês se refere a si mesmo como “o imperador do sol nascente”;
  • Durante a invasão mongol no século 13, os sacerdotes budistas japoneses deram uma bandeira com um desenho do “círculo do sol” ao líder militar do Japão conhecido como shōgun;
  • Em 1854, a bandeira com o círculo vermelho passou a ser usada para identificar os navios japoneses quando o Japão começou a desenvolver relações diplomáticas e comerciais com a Europa, tornando-se a bandeira comercial oficial em 1870.

Com a chegada de conflitos e guerras, a bandeira começou a ganhar relevância patriótica e passou a ser vista com frequência nas comemorações após as vitórias.

Durante este período, o patriotismo japonês estava em plena expansão, sendo até mesmo ensinado como uma virtude. Alguns exemplos de uso do círculo do sol naquela época também incluíam:

  • Os soldados recebiam bandeiras como amuletos da sorte com uma prece para voltar em segurança da guerra. Estas bandeiras da sorte eram conhecidas como Hinomaru Yosegaki (日 の 丸 寄 せ 書 き);
  • Eventualmente, os pilotos Kamikaze passaram a usar uma bandana branca com o círculo vermelho no centro. Essa bandana, conhecida no Japão como hachimaki (鉢 巻), ainda é usada como um símbolo de esforço e perseverança.

Em 1999, uma lei foi aprovada para definir a bandeira do sol nascente (Hinomaru) como símbolo nacional. Curiosamente, a aprovação da lei foi motivada pelo suicídio do diretor de uma escola em Hiroshima que não conseguira resolver uma disputa entre seu conselho escolar e seus professores sobre o uso da bandeira e do hino nacional.

Outras bandeiras japonesas

Como muitos outros países, a bandeira do Japão evoluiu ao longo do tempo. No século passado, a bandeira contava com o círculo do sol no centro rodeado por 16 raios e era comumente usada pelo Exército Imperial Japonês. A Marinha Imperial Japonesa tinha uma bandeira semelhante, mas o círculo ficava localizado ligeiramente à esquerda.

Ambas as bandeiras deixaram de ser usadas no final da Segunda Guerra Mundial, pois não eram bem-vistas no período pós-guerra. A antiga bandeira da Marinha Imperial Japonesa foi re-adotada em 1954 pela Força de Autodefesa Marítima do Japão e ainda está sendo usada nos dias atuais.

Já as Forças de Autodefesa do Japão e a Força de Autodefesa Terrestre do Japão utilizam uma bandeira com borda dourada e o círculo do sol cercado por 8 raios.

O Japão também tem 47 bandeiras que representam suas prefeituras (províncias). Assim como a bandeira nacional, as bandeiras das prefeituras são compostas por um símbolo sobre um fundo monocromático.

Uma palavra final

Como você pode ver, a história da bandeira japonesa nunca foi tão simples como o seu design atual. O seu uso constante em guerras, por exemplo, não ajudou as pessoas a aceitá-la facilmente. É por isso que houve muitos incidentes relacionados à bandeira, embora suas cores tenham um belo significado.

Hoje em dia, a cor branca da bandeira representa a honestidade e integridade do povo japonês. Quanto ao círculo vermelho, ele simboliza a deusa do sol Amaterasu (天 照), ancestral dos imperadores do Japão. Além disso, o círculo do sol também faz alusão ao fato de que o país é comumente chamado de “terra do sol nascente”, pois está localizado no extremo leste do continente asiático.

Com isso em mente, podemos dizer que embora tenha uma história um tanto conturbada, a bandeira japonesa reflete bem a trajetória de luta e perseverança de seu povo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as baratas morrem de barriga para cima?

Próximo Artigo

Quais os benefícios das plantas para o bem-estar do ser humano?

Postagens Relacionadas