Pimenta rosa: o que é, benefícios para a saúde e como consumir

Você já ouviu falar da pimenta rosa? Essa é uma frutinha muito utilizada na culinária desde os tempos passados e que, agora, tem ganhado popularidade no preparo de pratos mais refinados e drinks.

A pimenta rosa é um fruto de uma arvore essencialmente brasileira e é mais suave que a maioria dos outros tipos de pimentas que conhecemos. Seu sabor é levemente adocicado. Por isso, pode ser utilizada como um tempero especial para inúmeras opções de receitas, desde pratos salgados, doces até bebidas especiais, em um momento de descontração com sua turma.

Isso porque a pimenta rosa, além de ter sabor incomparável, possui inúmeros benefícios para a nossa saúde. Dessa maneira, tem sido cada vez mais indicada pelos nutricionistas e médicos endocrinologistas para dietas saudáveis, nutritivas e efetivas. Por exemplo, uma pitadinha dessa delícia no nosso prato, todos os dias, pode ser uma verdadeira fonte de vitaminas e antioxidantes naturais.

Por isso, fique por dentro de tudo sobre a pimenta rosa, descubra suas qualidades especiais para uma vida mais saudável e aprenda a aplicar um pouco desse sabor especial nos seus pratos.

4 benefícios da pimenta rosa

Existem muitos benefícios dentro da sementinha da pimenta rosa. Além de linda, aromática e muito deliciosa, ela faz bem à nossa saúde. Por isso, insira de forma equilibrada na sua alimentação, principalmente para temperar e dar ainda mais sabor a diversos pratos.

Em entrevista ao site Dicas de Mulher, a nutricionista Pollyana Guimarães, especialista em Nutrição Clínica Esportiva conta um pouco mais sobre algumas das maravilhosas propriedades da pimenta rosa para nossa saúde e nutrição.

Pimenta rosa auxilia no emagrecimento saudável

Segundo Pollyana, a pimenta rosa possui propriedades termogênicas, ou seja, acelera o nosso metabolismo, melhorando a forma como lidamos com alimentação e emagrecimento. Além disso, ela ajuda no controle da saciedade e dá mais sabor a todos os pratos.

Dessa maneira, essa sementinha, utilizada apenas como temperos e chás, ajuda a consumir uma quantidade ideal de alimentos todos os dias, ajudando no processo de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e uma vida mais regrada e feliz.

Melhora a imunidade e a proteção das células

Além das suas propriedades termogênicas, a pimenta rosa possui vitaminas essenciais que ajudam no controle da imunidade e protegem nossas células contra possíveis agentes agressores.

Por exemplo, a vitamina C, um potente antioxidante e antiinflamatório natural fortalece nossa saúde, prevenindo gripes e resfriados e na melhora das funções de absorção de ferro, produção de colágeno e liberação de neurotransmissores, como a serotonina. Tudo isso também auxilia na melhora do nosso humor, além de controle da dor e do estresse diário.

Propriedades antioxidantes

Além da vitamina C, a pimenta rosa é fonte abundante de outros nutrientes, como as vitaminas A, E e as vitaminas do complexo B. Todas essas vitaminas atuam junto em propriedades antioxidantes. Além disso, elas também regulam nossos componentes nutricionais, melhorando nosso ânimo e nossa disposição diária.

Pimenta rosa previne doenças

Ainda, segundo os estudos da nutricionista, a semente da aroeira possui nutrientes como o cálcio e o ferro, minerais essenciais na prevenção de diversas condições crônicas de saúde. Além disso, outros compostos com propriedades preventivas e antioxidantes retardam o envelhecimento precoce e protegem o corpo contra doenças degenerativas

Como consumir

Para incluir a pimenta rosa na sua alimentação, é muito fácil. Após confirmar seus inúmeros benefícios e saber que não possui nenhuma restrição a ela, é hora de colocar a mão na massa! Assim, devido a seu sabor suave e levemente adocicado, a pimenta rosa pode ser consumida chás medicinais, sozinha ou em associação com outras ervas em temperos naturais deliciosos ou, ainda ser o ingrediente principal em diversos pratos, dos mais simples aos mais sofisticados.

Procure receitas de almoços rápidos e saborosos e inove. Por exemplo, que tal utilizar a pimenta rosa em associação com outros tipos de pimentas para temperar carnes e peixes? Além disso, ela pode participar de saladas e dar um toque especial em sopas e caldos com legumes deliciosos.

Por fim, uma das formas mais recentes e tendências de uso da pimenta rosa é sua aplicação em bebidas e drinks. Crie bebidas deliciosas, aromáticas e muito especiais com a pimenta rosa, algumas frutas e bebidas com muito sabor para viver momentos inesquecíveis.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
4
Shares
Artigo Anterior

11 Fatos sobre o cosmos que valem a pena saber

Próximo Artigo

5 Principais técnicas de gestão de pessoas

Postagens Relacionadas