Os sinais de que seu intestino está doente

Como está a saúde do seu intestino? Na maior parte do tempo pode ser que você não pense muito no seu bem-estar digestivo, mas talvez fosse bom. Acredite ou não, mais de 40% das pessoas em todo o mundo possuem alguma disfunção gastrointestinal.

Ansiedade pelo açúcar

Os grupos bacterianos que residem no intestino sofrem com diversos desequilíbrios quando aparecem problemas ligados ao consumo de doces e outras substâncias açucaradas. O problema disso é que, a princípio, essas substâncias são consumidas de maneira normal, mas com o passar do tempo, identifica-se uma ansiedade excessiva por comer algo doce. Ingerir açúcar sem controle pode provocar diversos problemas de saúde; um dos mais conhecidos é o sobrepeso.

Problemas psicológicos

Muitas pessoas pensam que o intestino se encontra muito longe do cérebro, a ponto de não os relacionar, no entanto, conectam-se. A serotonina é um neurotransmissor encarregado de proporcionar bem-estar, tranquilidade e felicidade ao organismo; a mesma tem sua origem no intestino, pelo menos em grande parte. É por essa razão que o estado de ânimo também pode dar sinais de como se encontra o intestino.

Glicose em excesso no intestino

Uma das principais funções intestinais é a síntese dos alimentos, entre os quais, é claro, também se encontra o açúcar; se ocorrer alguma deficiência no seu funcionamento os componentes se desestabilizam.

A glicose em excesso é um dos principais problemas decorrente desse desequilíbrio; mas também conhecida como açúcar no sangue, dá início a doenças como a diabetes. Além disso, os processos metabólicos se interrompem e o ciclo de transformação energética falha.

Pele afetada

São muitas as razões pelas quais a pele pode ser afetada; no entanto os raios do sol (UV), produtos químicos, calor, frio, desequilíbrio hormonal, entre outros. No entanto, existe um argumento pouco comum, mas real, que está relacionado com a função intestinal.

Quando o tecido cutâneo se vê afetado com acne e outros tipos de eczemas, pode ser um sinal de desequilíbrio no intestino. Mas isso se deve a alterações nas bactérias que conquistam a área; elas provocam inchaço e vermelhidão na pele.

Instabilidade digestiva no intestino

Os problemas associados com a digestão são talvez o principal sinal de que algo não anda nada bem no intestino. No entanto, eles podem acontecer se qualquer órgão digestivo tiver algum problema.

Com respeito à função intestinal, não se deve descartar tal possibilidade. Tudo começa com gases, inchaço abdominal e diarreia; mas decorrentes da alteração das bactérias encarregadas de proteger tal órgão. Mas o desequilíbrio na flora intestinal ocorre pela aglomeração de substâncias nocivas que impossibilitam a absorção nutritiva da maioria dos alimentos.

Mau hálito

Ligado à deficiência digestiva, a função estomacal pode ser interrompida pelo desequilíbrio bacteriano no intestino. Daí os gases começam a subir, chegando à boca do estômago, provocando gastrite e maus odores, como o mau hálito ou halitose.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Tomar leite faz bem para os ossos e articulações?

Próximo Artigo

O poder curativo da energia das plantas

Postagens Relacionadas