Os coelhos realmente gostam de cenouras?

A imagem de um coelho mastigando alegremente uma cenoura é bastante icônica, até porque toda representação desse animal na cultura pop parece adorar esses vegetais de cor laranja. Mas, afinal de contas, será que os coelhos realmente gostam de cenoura?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que as necessidades nutricionais desses animais são muito diferentes das humanas, por isso é sempre uma boa ideia fazer algumas pesquisas antes de introduzir novos alimentos na dieta do seu coelho de estimação, caso tenha um.

A relação entre os coelhos e a cenoura

Embora a conexão entre coelhos e cenoura esteja diretamente no centro da cultura pop, as cenouras não são a fonte de alimento ideal para os coelhos. Claro, os coelhos até gostam desse tipo de legume, mas isso não é algo que eles costumam comer na natureza selvagem.

Na prática, uma dieta balanceada para coelhos consiste em boas quantidades de feno ou grama, além de pequenas quantidades de vegetais e folhas verdes. As cenouras não devem ser a principal fonte de alimento para um coelho. Pense nelas como você faria com uma barra de chocolate para si mesmo.

Cenouras e outros vegetais de raiz, bem como frutas, devem ser considerados um deleite para coelhos, mas você deve limitar o consumo a não mais do que uma ou duas colheres de sopa por dia.

Permitir que um coelho coma muitas cenouras pode resultar em obesidade, já que elas são fontes de calorias vazias para essas criaturas. O consumo excessivo de cenoura pode até prejudicar o animal de outras formas, causando desconforto no estômago ou problemas digestivos.

Se os coelhos não comem cenouras na natureza, de onde surgiu toda essa ideia?

O culpado mais provável é o Pernalonga. Por mais de 70 anos, ele tem mordido sua cenoura característica em várias situações diferentes, desde curtas de desenho animado a filmes de longa-metragem. Muito provavelmente, a enorme popularidade do personagem levou a uma geração de desinformação sobre os hábitos alimentares dos coelhos.

Embora haja algum debate sobre por que os animadores deram ao Pernalonga sua amada cenoura em primeiro lugar, isso pode ter sido atribuído aos hábitos de fumar charutos das estrelas de cinema clássicas dos anos 30 e 40. Nesse caso, alguns sugerem que a cenoura do Pernalonga é simplesmente uma alternativa ao uso dos cigarros.

O diretor de animação da Warner Brothers, Bob Clampett, afirmou certa vez em uma entrevista que a cenoura do Pernalonga foi inspirada na maneira como o personagem do ator Clark Gable segura seu charuto no filme de 1934 “It Happened One Night”. Na época, o filme tinha acabado de ser lançado, então a sátira provavelmente era óbvia para os telespectadores.

Por outro lado, as crianças nos dias de hoje nunca sequer ouviram falar de Clark Gable e costumam atribuir erroneamente o hábito de comer cenoura ao comportamento natural dos coelhos.

Uma palavra final

Por fim, vale mencionar que este não é o único equívoco relacionado às cenouras. Para diminuir a suspeita das crianças sobre os vegetais, os pais costumam alimentá-los com o ditado de que as cenouras os pouparão de cuidados corretivos da visão. No entanto, a coisa toda não é como parece.

Isoladamente, a cenoura não é suficiente para garantir que alguém vai enxergar melhor ou deixar de usar óculos somente com o seu consumo. Ainda assim, as vitaminas encontradas nas cenouras podem ajudar a promover a saúde geral dos olhos, pois elas contêm betacaroteno, uma substância que o corpo converte em vitamina A, um nutriente importante para a saúde do globo ocular.

As cenouras passaram a ser associadas à visão (principalmente à visão noturna) durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, a Força Aérea Real Britânica publicou uma história que dizia que o habilidoso piloto de caça John Cunningham adotava uma dieta repleta de cenouras para promover sua visão noturna e destreza de voo.

Em resposta à história, muitos britânicos começaram a cultivar e comer mais cenouras, pois queriam enxergar melhor durante os apagões que eram comuns durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, descobriu-se posteriormente que essa história era apenas uma propaganda divulgada para esconder o fato de que a Força Aérea Real estava usando radares para localizar bombardeiros rivais durante a noite.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que tomamos vacinas no braço?

Próximo Artigo

12 Curiosidades interessantes sobre a Volkswagen

Postagens Relacionadas