Os celulares podem deixar o cérebro mais preguiçoso?

No início, os computadores costumavam ser enormes, mas agora temos coisas pequenas e convenientes chamadas smartphones que cabem em nossos bolsos. Mais importante, esses celulares modernos nos permitem realizar cálculos e operações que nunca sequer poderíamos ter imaginado fazer com aquelas máquinas gigantescas do passado. No entanto, assim como tudo relacionado ao mundo da tecnologia, os smartphones também vêm com um lado obscuro, certo?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro dos principais problemas associados ao uso excessivo dos celulares. Antes disso, entretanto, vamos abordar o motivo que torna os smartphones tão atrativos.

Por que os celulares prendem a nossa atenção?

O uso de smartphones aumentou exponencialmente na última década, graças ao boom da industrialização e à grande popularidade da era móvel. Mais de 5 bilhões de pessoas no mundo têm celulares, sendo que esse número só tende a aumentar!

É interessante pensarmos que a maioria dos modismos tecnológicos e as principais tendências costuma afetar somente os países desenvolvidos, mas essa mania digital atingiu praticamente todas as partes do mundo, representando um desejo global por conectividade.

Na vida cotidiana, podemos fazer inúmeras coisas com os smartphones. De fato, é bem possível que você esteja lendo este mesmo artigo em seu aparelho. Dito isto, não é que haja algo de errado em usar celulares; eles realmente tendem a tornar nossas vidas muito mais simples, mas isolar-nos do resto do mundo porque ficamos olhando para uma tela o dia todo também não é uma ótima maneira de viver.

Se observarmos bem, há tanta informação armazenada e gerada perpetuamente nesses minúsculos dispositivos que é impossível para os humanos “normais” acompanhar esse ritmo, o que é parte da razão pela qual eles estão essencialmente presos às mãos de tantas pessoas.

Em vez de refletir sobre as perguntas que possa ter sobre o mundo ao seu redor, você pode simplesmente pegar seu smartphone e pesquisar as respostas no Google. Em vez de tentar se lembrar de compromissos, reuniões ou datas importantes, você pode simplesmente deixar tudo isso ao cargo de um aplicativo para lembrá-lo do que precisa realizar a cada dia.

Dito isto, alguns especialistas alertam que esse excesso de confiança em seu dispositivo móvel para obter todas as respostas pode levar a um estado de preguiça mental. De fato, um estudo recente descobriu que existe uma curiosa ligação entre confiar as tarefas diárias a um smartphone e o desenvolvimento da preguiça mental.

É importante deixar claro que os smartphones não necessariamente transformam as pessoas de grandes pensadores em pessoas totalmente preguiçosas, mas a pesquisa sugere que as pessoas que são pensadoras naturalmente intuitivas (que agem com base no instinto e nas emoções) tendem a confiar em seus telefones com mais frequência.

Em outras palavras, o problema em depender demais da internet é que você não pode saber se tem a resposta correta para exatamente tudo aquilo que procura, a menos que pense nisso de uma forma analítica ou lógica.

Uma palavra final

Os humanos tendem a conservar grande parte de sua energia, pois essa conservação é uma demanda evolutiva. E sim, pensar muito consome muita energia, então tentamos conservar energia pensando cada vez menos sobre coisas que acreditamos que não são de vital importância.

Basicamente, estamos descarregando informações de nosso cérebro o tempo todo. Isso é bom por um curto período de tempo, mas como nosso cérebro é maleável, ele começa a se adaptar a esse hábito de não pensar constantemente e tende a evitar situações em que temos que pensar muito sobre praticamente qualquer coisa!

Em outras palavras, é por isso que se torna cada vez mais difícil permanecer alerta à medida que envelhecemos, o que tende a deixar as pessoas com as mentes mais “preguiçosas” com o passar dos anos.

Os smartphones são, sem dúvida, uma grande invenção, mas se você quiser manter seu nível de inteligência no mais alto grau possível, mesmo com o avanço da idade, tente reduzir um pouco o uso de celulares. Leia um livro, divirta-se com os amigos, crie algo artístico, inicie um hobby… enfim, há um mundo muito mais fascinante fora da tela dos celulares!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Estresse pode deixar os cabelos brancos?

Próximo Artigo

Por que o olfato dos cães é tão bom?

Postagens Relacionadas
Mais informações

O que são Mananciais?

Bom, mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser utilizadas para o abastecimento público.…