Os cães têm pesadelos?

Todos nós já sabemos que os cães podem ficar chateados e demonstrar emoções distintas, mas você já se perguntou quais são os limites da capacidade psicológica desses animais? Visto que o sonho dos humanos é uma manifestação do subconsciente, será que os cães também sonham? E se os cães podem sonhar, eles também podem ter pesadelos?

Ao longo deste artigo, vamos examinar a natureza do sono e da capacidade de sonhar dos cachorros.

Como são os sonhos dos cachorros?

Embora os avanços da ciência tenham nos proporcionado a capacidade de determinar que os cães realmente sonham, ainda temos muito a descobrir sobre o que ocorre nesses sonhos. Embora estudos tenham mostrado que as ondas cerebrais dos cães durante o sono não são muito diferentes das dos humanos, não podemos saber exatamente do que se tratam esses sonhos.

Após acordar, uma pessoa ainda consegue ter alguma memória do que ocorreu em seu sonho e, portanto, pode compartilhar a sua experiência verbalmente. Por outro lado, os cachorros não conseguem fazer o mesmo, mas isso não descarta a possibilidade de que alguns sonhos permaneçam na consciência desses animais.

Ainda assim, é interessante notarmos que os padrões cerebrais semelhantes aos dos humanos nos levam a crer que os cães sonham de maneira semelhante. É provável, portanto, que um cão sonhe com coisas que aconteceram durante uma caminhada, uma interação que tiveram com seu tutor, uma brincadeira no parque, etc.

Dito isto, se você já se perguntou sobre se o seu cachorro sonha com você, a resposta muito provavelmente é sim. Somos importantes para os nossos amigos caninos e ocupamos muito do seu tempo, por isso faz sentido que eles sonhem conosco.

Se os cães sonham, eles também podem ter pesadelos?

Embora não possamos ter certeza sobre o conteúdo dos sonhos de um cachorro, diversos estudos indicam que os cães podem ter pesadelos. Se um cão teve uma experiência negativa durante o dia ou até mesmo em algum momento no passado, então faz sentido considerar que ele também possa assimilar esse tipo de experiência.

Em termos de definição, pesadelo é um sonho com conteúdo negativo ou desagradável. Assim como os humanos, os cães podem passar por momentos difíceis, frustrantes ou mesmo traumáticos em sua rotina diária, então é provável que essas experiências sejam filtradas em seu subconsciente. Essas experiências não precisam levar a um trauma de longo prazo, mas se o seu cão tem pesadelos todos os dias, isso pode ser uma indicação de que algo em seu ambiente ou rotina está afetando negativamente o bem-estar do seu animal.

Para saber se um cão está tendo um pesadelo, podemos observar os movimentos que ele faz durante seu estado REM, que é o estágio que a gente conhece popularmente como “sono profundo”. Se o animal estiver vocalizando, fazendo movimentos desajeitados ou se comportando de maneira semelhante a como faríamos durante um pesadelo, é provável que ele esteja tendo um.

Mesmo que sejam agradáveis ​​e amigáveis ​​quando acordados, os cachorros podem precisar de uma socialização melhor para dormir mais pacificamente. Por isso, devemos sempre prestar muita atenção ao comportamento de um cão recém-adotado para ver como ele se adapta a um novo ambiente.

Podemos acordar um cão durante um pesadelo?

Quando observamos um cão dormindo de forma agitada e parecendo estar passando por uma experiência ruim, tendemos a querer acordá-lo do pesadelo. No entanto, não é aconselhável acordar esses animais abruptamente quando eles estão nesse estado.

Em uma situação desse tipo, o cão pode estar tão desorientado ao ponto de ser incapaz de distinguir entre o mundo desperto e seu pesadelo, o que pode levá-lo a adotar uma postura adversa e até morder quem o despertou.

Se você perceber que o seu cachorro está tendo um pesadelo, o melhor a fazer é simplesmente observar e esperar. Os pesadelos geralmente não duram muito, mas se você notar que seu cão parece estar bastante agitado por um período prolongado, você pode falar com uma voz tranquilizadora para acordá-lo suavemente.

Se você deseja evitar ao máximo que seu cão tenha pesadelos, a melhor coisa a fazer é fornecer um bom cuidado geral. Estabeleça uma rotina positiva que atenda a todas as suas necessidades em termos de alimentação, exercícios e interação social. A socialização precoce é imprescindível, assim como um ambiente livre de barulhos estressantes faz com que os nossos amigos se sintam mais seguros.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre a Lamborghini

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre a BMW

Postagens Relacionadas