Os cães podem prever a morte?

Você já se perguntou se os cães podem prever a morte de uma pessoa? Pois bem, esse tipo de questionamento tem sido feito por muitos especialistas em comportamento canino há um bom tempo, pois muitos acreditam que esses animais são realmente capazes de identificar, por exemplo, um estágio de câncer terminal em seres humanos, entre outras doenças graves.

Algumas pessoas vão ainda mais além e afirmam que os cachorros podem detectar a presença de forças positivas e negativas no ambiente, sendo que uma parte delas até sugere que os cães podem ver espíritos.

Entretanto, há uma explicação mais científica por trás disso, como veremos ao longo deste artigo.

Os cachorros e a percepção da vida

Você já deve ter visto imagens de cães de resgate trabalhando em locais de desastre como assistentes de bombeiros e equipes de salvamento. Esses animais, treinados para detectar sobreviventes entre ruínas causadas por deslizamentos, terremotos, inundações, guerras e outras catástrofes, reagem de forma diferente ao detectar sobreviventes ou cadáveres.

Quando os cães de resgate detectam uma pessoa viva enterrada nos escombros, eles sinalizam a descoberta com insistência para que os bombeiros e as equipes de resgate possam iniciar o resgate imediatamente. No entanto, quando encontram cadáveres, seu comportamento costuma ser muito diferente, já que eles tendem a mostrar sinais de ansiedade ou medo nesse tipo de situação.

Na prática, tudo isso funciona corretamente porque os cães de resgate os detectam pelo cheiro. Os cães também têm um sentido de audição mais apurado do que os humanos, sendo capazes de registrar frequências sonoras ligeiramente mais baixas e muito mais altas. Eles também são melhores em localizar a origem exata do som, de modo que se uma pessoa soterrada gritar, os cachorros provavelmente a ouvirão.

Cães podem detectar doenças

Em muitos casos, quando uma pessoa está prestes a morrer por causa de uma doença ou lesão, ela tende a apresentar dores evidentes. Sendo assim, qualquer pessoa pode prever sua morte em um determinado intervalo de tempo, pois os sinais são óbvios.

Por outro lado, algumas doenças debilitantes causam um tipo diferente de agonia indolor, na qual nenhum sinal iminente de morte é percebido e onde a tecnologia ainda não atingiu a precisão do cheiro canino. Dito isso, não é irracional supor que se os corpos vivos apresentam um cheiro específico, de modo que assim como os cadáveres cheiram de maneira diferente, pode haver um “terceiro cheiro” para aquelas pessoas que estão prestes a morrer.

Um bom exemplo disso é o caso de Oscar, o gato de terapia que previu com precisão a morte de cerca de 50 pessoas no asilo onde vive. No caso dele, os cientistas argumentaram que possa ser que haja uma substância química liberada por organismos prestes a morrer que os gatos são capazes de cheirar.

Vale destacar que doenças graves, como o câncer, afetam a própria estrutura dos órgãos, então não é exagero supor que cães e gatos podem perceber esse tipo de mudança e agir de forma diferente perto da pessoa doente.

Por seu olfato apurado, sua audição aprimorada e seu treinamento, pode-se argumentar que sim, alguns cães podem prever a morte. De certo modo, pode ser que todos os cães possam sentir o cheiro de uma doença terminal, mas nem todos podem reconhecê-la. Por exemplo, muitos cães só conseguem detectar doenças quando são especificamente treinados para isso.

Seja qual for o motivo, os cães também criam relacionamentos bastante íntimos com os humanos. É por isso que não é tão surpreendente que alguns cães e gatos vigiem as horas finais dos seus cuidadores. Eles podem não entender a situação completamente, mas podem senti-la de alguma forma.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os gatos têm boa memória?

Próximo Artigo

Por que ficamos mais cansados à medida que envelhecemos?

Postagens Relacionadas