Os animais têm impressões digitais?

Nos dias de hoje, as impressões digitais parecem ser úteis apenas na identificação de criminosos, mas em nosso passado evolutivo, elas podem ter servido a um propósito muito diferente. Dito isto, a questão que fica é: os humanos são os únicos animais que desenvolveram essas espirais misteriosas nos dedos ou existem outras criaturas que também contam com impressões digitais?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que existem alguns animais que compartilham dessa mesma característica, mas para entender melhor esse assunto, precisamos compreender primeiramente qual é o papel desempenhado pelas impressões digitais.

Qual é a função das impressões digitais?

Um possível propósito das impressões digitais é que elas melhoram nosso sentido do tato. Em um estudo recente, cientistas colocaram essa tese à prova realizando uma série de experimentos com pontas de dedos artificiais feitas de sensores semelhantes à borracha.

Os cientistas compararam a sensibilidade entre essas pontas de dedos artificiais com ranhuras e um material semelhante a uma pele lisa e descobriram que as pontas dos dedos ranhuradas produziam vibrações até cem vezes mais fortes do que o material liso ao deslizar contra uma superfície ligeiramente áspera.

Além disso, pesquisadores também já propuseram que as impressões digitais podem ser úteis quando se trata de manter a aderência dos dedos em superfícies molhadas, já que os pequenos canais entre elas seriam capazes de desviar a água do ponto de contato.

No entanto, vale destacar que essas pesquisas não conseguiram explicar por que as impressões digitais de cada pessoa são únicas e por que elas são normalmente organizadas em redemoinhos elípticos.

Além dos humanos, quais animais têm impressões digitais?

Até o momento, acredita-se que os únicos animais além dos humanos que têm os mesmos tipos de impressões digitais são gorilas, chimpanzés e coalas. De certo modo, os dois primeiros não são uma surpresa, dada a nossa ancestralidade primata, mas os coalas parecem se destacar nessa lista.

Os coalas são marsupiais e não compartilham um ancestral comum há mais de 70 milhões de anos. Consequentemente, a ideia de que as impressões digitais se desenvolveram de forma independentemente nesses animais é um dos argumentos mais fortes para sustentar a tese da aderência, considerando que os coalas passam a maior parte de suas vidas pendurados nas em troncos e galhos de árvores.

Curiosamente, as impressões digitais dos coalas são quase idênticas às dos seres humanos. No entanto, enquanto os seres humanos têm “cristas dérmicas” em todos os dedos e nas palmas das mãos, os coalas só possuem impressões digitais nas pontas dos dedos.

No caso dos gorilas e chimpanzés, esses animais têm mãos notavelmente próximas das dos seres humanos e também possuem impressões digitais nas mãos e nos pés. Como mencionado, acredita-se que essas cristas dérmicas ajudam os gorilas e os chimpanzés na hora de agarrar objetos, proporcionando-lhes destreza e capacidade de escalar e manobrar coisas com facilidade.

Alguns animais contam com “impressões nasais”

Embora a presença de “impressões digitais” seja bastante limitada no reino animal, algumas outras espécies têm sulcos dérmicos em locais interessantes. Cristas dérmicas são vistas até mesmo em porcos e cachorros, embora estejam localizadas na frente de seus narizes. Curiosamente, cada uma dessas “impressões nasais” é completamente única, assim como nossas impressões digitais!

No fim das contas, o fato é que, como você pode ver, quando a evolução pousa em uma boa ideia que serve a um propósito valioso, esse mesmo recurso tende a aparecer em espécies distintas e em momentos diferentes, mesmo quando separados por milhões de anos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como os cães sabem se estamos tristes ou felizes?

Próximo Artigo

As rochas podem crescer?

Postagens Relacionadas