Os animais também sofrem queimaduras solares?

A maioria de nós nem sequer sonharia em passar muito tempo ao ar livre em um dia ensolarado sem passar protetor solar, mas e quanto aos animais, especialmente aqueles que vivem na natureza selvagem? Essas criaturas também sofrem queimaduras solares?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir as principais nuances por trás das queimaduras solares que afligem os animais.

Animais também estão sujeitos a sofrer queimaduras solares?

Sim, os animais também podem sofrer queimaduras solares, mas a boa notícia é que a maioria dessas criaturas tem proteções naturais para ajudar a evitá-las. Assim como usamos roupas, chapéus e protetor solar para nos proteger contra queimaduras do sol e danos à pele, muitos animais têm pelos, lã, cabelos, escamas e penas para protegê-los do sol, de acordo com o Cornell Center for Materials Research.

Curiosamente, algumas dessas defesas animais contra queimaduras solares são praticamente infalíveis até que os humanos interfiram, como relata o Live Science. Por exemplo, os porcos domesticados são criados para ter menos pelos, tornando sua pele mais suscetível aos danos do sol do que os porcos selvagens, que são mais peludos. Outro exemplo são as ovelhas, que podem sofrer queimaduras solares quando são tosquiadas e ficam com a pele totalmente exposta.

Até mesmo alguns de nossos animais de estimação também correm risco. Os cães, por exemplo, podem sofrer queimaduras de sol, especialmente aqueles com pelo de cor branca. Cães de pelo curto, cães com pelagem fina e, claro, cães sem pelos também têm maior probabilidade de sofrer queimaduras de sol.

Vale destacar que, até mesmo em cães com pelagem grossa, as regiões da barriga e das orelhas tendem a não ter tanto pelo e, portanto, podem vir a sofrer queimaduras solares com mais facilidade.

Como as queimaduras solares podem ser prevenidas entre os animais?

Você pode ajudar seu cachorro de estimação a prevenir queimaduras solares evitando caminhadas à tarde e oferecendo um local com sombra durante a parte mais quente do dia, relata a VetWest. Você também pode usar filtros solares adequados para cães, mas verifique primeiramente com seu veterinário a indicação de um produto seguro e com instruções claras de uso.

Obviamente, alguns animais não têm pelos, penas ou escamas para se proteger do sol, como as criaturas paquidermes. Os elefantes e rinocerontes, que entram nesse grupo, têm peles espessas, mas se cobrem regularmente de lama ou poeira para ajudar a proteger a pele. Além disso, muitos animais evitam totalmente o sol nos horários mais quentes do dia, focando suas atividades no amanhecer e no entardecer.

Animais que vivem em locais onde o sol é predominantemente escaldante também contam com adaptações específicas para protegê-los dos danos causados ​​pelos raios solares. É provavelmente por conta disso que os primeiros centímetros da língua de uma girafa são pretos antes de desbotar para o rosa.

Já os hipopótamos, outros animais paquidermes sem pelo, secretam um fluido composto de pigmentos laranja e vermelho que fornece proteção contra os raios ultravioleta do sol.

Uma palavra final

Na prática, são os raios ultravioleta da luz solar que causam queimaduras tanto em humanos quanto nas criaturas selvagens. Em particular, as queimaduras solares são causadas pela exposição aos raios ultravioleta B (também conhecidos como raios UVB), enquanto que a exposição excessiva aos raios ultravioleta A (ou UVA) costuma estar mais associada ao envelhecimento precoce da pele.

Não se deixe enganar pelo céu nublado. Até 90% dos raios ultravioleta podem passar pela cobertura de nuvens, tornando possível uma queimadura solar mesmo em um dia nublado. Além disso, lembre-se que a exposição excessiva ao sol pode aumentar a chance do desenvolver câncer de pele e outras doenças semelhantes. Por isso, nunca deixe de usar protetor!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre o McDonald's

Próximo Artigo

Por que as bolas de golfe possuem vários buracos?

Postagens Relacionadas