Os animais também são picados por mosquitos?

Para muita gente, os mosquitos são a ruína do mundo, sendo responsáveis por coceiras, zumbidos nos ouvidos e até pela disseminação de doenças que podem matar milhões.

Sendo assim, os seres humanos costumam se queixar constantemente de picadas de mosquitos, mas se os animais pudessem falar, eles teriam queixas semelhantes? Será que os animais são picados por mosquitos como os humanos?

Bem, a verdade é que os mosquitos realmente picam os animais, embora os seus padrões de alimentação dependam de muitos outros fatores. Ainda assim, para entender melhor, vamos analisar primeiramente o que leva os mosquitos a saírem por aí distribuindo picadas.

Por que os mosquitos picam?

Embora possa parecer que os mosquitos são criaturas simplesmente cruéis que gostam de torturar humanos, suas picadas têm um propósito importante em seu ciclo de vida. Quando as fêmeas atingem a idade adulta e são capazes de botar ovos, suas necessidades nutricionais mudam e é a partir disso que o sangue humano entra em cena.

Basicamente, as fêmeas adultas precisam de lipídios e proteínas em sua dieta, itens que são facilmente acessíveis através do sangue. Por esse motivo, apenas os mosquitos fêmeas picam humanos e outros animais, enquanto que os machos ficam satisfeitos com o néctar que obtêm das plantas.

Quando os humanos entram no habitat de um mosquito, eles imediatamente se tornam a refeição mais atraente à vista. Os mosquitos, por sua vez, são extremamente sensíveis a sinais como movimentos e odores de corpos e, por conta disso, nossos corpos acabam se tornado alvos fáceis, pois exalam muito calor e não são naturalmente adaptados para evitar picadas.

Vale destacar que as fêmeas dos mosquitos podem sentir a exalação de um ser humano a vários metros de distância. Os vários outros odores corporais e substâncias químicas que o corpo humano exala também são muito atraentes para a maioria dos mosquitos, tornando você um alvo ainda mais atraente.

Os mosquitos são insetos oportunistas, o que significa que eles consomem tudo o que precisam para sobreviver. Se houver escassez de humanos, os mosquitos podem se alimentar do sangue de pássaros selvagens, que é de onde se originam muitos de nossos temores de doenças entre espécies. Basicamente, quando um mosquito pica um animal infectado e depois entra em contato com o sangue humano, é possível espalhar patógenos.

Algumas das outras opções de “refeições mais populares” para mosquitos incluem anfíbios, cobras, répteis, esquilos, coelhos e outros pequenos mamíferos. De fato, várias pesquisas têm sido feitas para compreender os mosquitos e seus padrões de alimentação, à medida que o número de doenças transmitidas por esses insetos parece estar aumentando, tanto em número quanto em gravidade.

Os mosquitos também têm como alvo animais maiores, como cavalos, vacas e primatas, bem como cangurus, como comprovado por pesquisas recentes sobre certas infecções virais na Austrália.

Embora a constatação de que os mosquitos não visam apenas seres humanos possa parecer ótima, especialmente para aquelas pessoas que parecem ser “ímãs de mosquitos”, o fato é que há uma preferência geral dessas criaturas pelos seres humanos, o que torna esses insetos pequenos e irritantes tão perigosos para a nossa espécie.

Uma palavra final

Algumas das doenças mais mortais do mundo são transmitidas por meio das picadas de mosquitos. Dependendo de onde você mora, o risco pode ser maior ou menor, mas algumas dessas doenças existem em qualquer clima e podem ser transmitidas por vários tipos de mosquitos.

Algumas das doenças mais conhecidas causadas por picadas de mosquitos também estão conectadas à alimentação de espécies cruzadas ao ao contato diretocom um ser humano infectado. Essas doenças mortais, que são particularmente devastadoras em áreas tropicais, incluem malária, febre amarela, dengue e chikungunya, entre muitas outras.

Felizmente, esforços têm sido feitos em todo o mundo para tentar encontrar uma solução para esse problema, mas a rápida taxa de reprodução, dieta flexível e resiliência desses insetos voadores tornam impossível “eliminá-los” por completo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como os peixes dormem com os olhos abertos?

Próximo Artigo

Qual é o estado físico do fogo?

Postagens Relacionadas