Os animais sonham?

Se você já viu um cachorro dormindo, provavelmente pensou consigo mesmo que os cães devem sonhar. De fato, um cão profundamente adormecido pode gemer e até se contorcer durante o sono, como se sonhasse em correr por um campo cheio de ossos em um dia quente de verão. Mas, afinal de contas, os animais podem realmente sonhar como os humanos?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar as principais descobertas que nos ajudam a entender, pelo menos em parte, como os animais sonham.

Os animais realmente sonham

Realmente, há um certo consenso na comunidade científica de que os cães (e outros animais) parecem sonhar de um modo um tanto semelhante aos humanos.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge usaram estudos conduzidos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para concluir que os animais sonham. De fato, eles concluíram que os animais podem ter sonhos muito complexos que incluem memórias ou repetições de eventos que aconteceram enquanto eles estavam acordados.

Mas como os cientistas conseguiram descobrir isso? Afinal de contas, eles não podem simplesmente perguntar isso aos animais em uma entrevista, não é mesmo?

Bem, obviamente, os animais não podem nos contar sobre seus sonhos, mas o fato é que os cientistas conseguiram elaborar mecanismos para saber o que se passa na mente dos animais enquanto eles dormem, como veremos no tópico a seguir.

Compreendendo como os animais sonham

Durante o estudo conduzido no MIT, os pesquisadores estudaram ratos que foram treinados para correr em uma pista. Eles mapearam e mediram a atividade cerebral com eletrodos enquanto os ratos estavam acordados e correndo.

Posteriormente, os cientistas fizeram a mesma coisa enquanto os ratos dormiam. Eventualmente, eles observaram que os ratos experimentaram o sono REM (estágio mais profundo do sono), assim como os humanos. De fato, é exatamente durante o sono REM que os humanos têm a maioria de seus sonhos.

Com a análise dos dados obtidos, os cientistas observaram um comportamento muito semelhante nos ratos que estudaram, o que reforçou a tese de que os ratos realmente estavam sonhando enquanto dormiam.

Vale mencionar que outros estudos realizados com cães e gatos corroboram o resultado da pesquisa com os ratos. De fato, como todos os mamíferos e alguns pássaros experimentam o sono REM, acredita-se que todas as criaturas que se encaixam nessas categorias conseguem sonhar de alguma forma.

Uma palavra final

O verdadeiro propósito por trás dos sonhos ainda permanece um mistério, mas sabe-se que os filhotes (de todas as espécies) sonham com mais frequência. Provavelmente, isso ocorre porque a estimulação sensorial característica da idade jovem ajuda a formar novas conexões neurais.

Em adultos, a melhor teoria ligada a esse assunto é que os sonhos estimulam as regiões do cérebro associadas à memória. Por exemplo, os pássaros possivelmente repetem a melodia do seu canto em seus sonhos, enquanto que os ratos de laboratório refazem os labirintos que percorreram.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que temos bunda?

Próximo Artigo

O que faz um mestre cervejeiro?

Postagens Relacionadas