O que faz um representante de vendas?

Você se considera um bom negociador? Possui as habilidades necessárias para fazer uma boa promoção de um determinado produto? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de representante de vendas!

Um representante de vendas (também conhecido como representante comercial) é alguém que mostra e vende produtos para empresas, organizações e agências governamentais, em vez de vender diretamente aos consumidores. Por conta disso, os representantes de vendas são fundamentais para fabricantes e atacadistas, pois são eles que promovem e comercializam as mercadorias para eles.

Em geral, há uma grande variedade de empregos disponíveis para representantes de vendas, já que os produtos que se vende podem variar de refrigerantes e doces a equipamentos de escritório ou suprimentos farmacêuticos.

Vale destacar que, como cada produto requer um excelente conhecimento dos representantes de vendas, estes profissionais devem comparecer a conferências e feiras comerciais para acompanhar os detalhes das suas mercadorias e as necessidades dos clientes em potencial.

Como é a rotina de trabalho de um representante de vendas?

Além de vender seus produtos diretamente, os representantes de vendas trabalham com os clientes para descobrir o que eles realmente desejam, propondo soluções e garantindo o processo de negociação seja o mais tranquilo possível.

É importante deixar claro que os representantes de vendas podem estar sob pressão considerável para cumprir as cotas de vendas estipuladas por seus superiores, se falar que sua renda pode depender diretamente de seu desempenho no trabalho.

Como já foi dito anteriormente, um representante de vendas precisa ter um amplo conhecimento do produto que deseja vender. De fato, esse profissional se torna muito mais bem-sucedido quando há habilidade para falar com as pessoas e possui experiência em várias táticas de vendas.

Em algumas empresas, os representantes de vendas podem aprender técnicas de vendas específicas sobre a maneira como devem fazer com que seus produtos sejam vendidos.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

O trabalho de um representante de vendas pode ser altamente variável e isso reflete no seu ambiente profissional. Dito isto, espera-se que esses profissionais viajem constantemente, pelo menos regionalmente e, às vezes, nacionalmente ou internacionalmente. Independentemente do ambiente de trabalho, o fato é que as habilidades necessárias para um representante de vendas desempenhar as suas funções geralmente incluem:

Habilidades de atendimento ao cliente: os representantes de vendas precisam ser capazes de falar de maneira amigável com os clientes em potencial, ouvindo as suas necessidades e ajudando a estipular opções que possam ser benéficas para ambos;

Habilidades de comunicação: os representantes de vendas precisam descrever aos clientes os diferentes recursos dos produtos comercializados, responder a quaisquer perguntas que eles possam ter e comunicar por que adquirir tais produtos poderia ser benéfico para os compradores;

Flexibilidade: um representante de vendas pode ter que trabalhar muitas horas, noites ou fins de semana, portanto, ser flexível com seu cronograma é a chave para o sucesso nesta carreira;

Persistência: um representante de vendas nunca conseguirá realizar todas as vendas e, em certos casos, os clientes poderão ser rudes ou desrespeitosos. Por isso, ter uma atitude positiva é altamente importante neste tipo de trabalho.

Como se tornar um representante de vendas?

Na maioria dos casos, ter um certificado de conclusão de ensino médio é suficiente para muitos cargos de representantes de vendas. Ainda assim, para melhorar suas habilidades de vendas, um aspirante a representante de vendas pode fazer cursos de economia, comunicação e marketing.

Indivíduos que planejam vender produtos muito técnicos ou que tenham aplicações científicas podem precisar de um diploma de bacharel, geralmente em uma área relevante para os produtos que vendem. Quase todas as empresas têm programas de treinamento para novos representantes de vendas, sendo que muitos deles podem durar até um ano. Durante esses programas, os aprendizes conhecem toda a linha de produtos ou serviços oferecidos por seu empregador, bem como a base de clientes da empresa.

Vale destacar que, em alguns casos, o trainee também pode realizar visitas de negócios juntamente com um representante de vendas experiente, podendo gradualmente assumir mais responsabilidades e eventualmente adquirir seu próprio território e clientes.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre a Coca-Cola

Próximo Artigo

Por que não usamos areias de praias e desertos em construções?

Postagens Relacionadas