O que faz um músico de sessão?

O músico de sessão é o profissional que não é um membro permanente de uma banda ou conjunto, mas está disponível para trabalhar em sessões de gravação, produções teatrais, produções de cinema e televisão ou performances ao vivo.

Os músicos da sessão podem tocar apenas uma música durante uma sessão de gravação ou podem se juntar à banda durante toda a turnê. Esses profissionais devem ser altamente habilidosos, pois espera-se que eles aprendam suas partes rapidamente e sejam qualificados tanto no treinamento auditivo quanto na execução das músicas.

Vale mencionar que ter versatilidade é a chave para um músico de sessão, já que eles costumam se apresentar em uma variedade de ambientes diferentes e são usados em qualquer situação em que as habilidades musicais sejam necessárias em curto prazo.

Como é a rotina de trabalho de um músico de sessão?

Músicos de sessão geralmente trabalham em estúdios e frequentemente saem em turnê com outros músicos. Alguns deles são contratados pelos próprios estúdios e trabalham em uma localização geográfica específica.

Além de trabalhar para apoiar artistas na indústria fonográfica, um músico de sessão também pode ser contratado para tocar música para jingles comerciais, TV, filme, rádio e plataformas de streaming.

Sempre foi bastante comum para uma gravadora ter uma “banda da casa” ou uma lista de músicos de sessão na folha de pagamento. Hoje em dia, no entanto, muitos músicos de sessão são contratados de forma independente e encontram trabalho muitas vezes na base do “boca a boca”.

Às vezes, um estúdio também pode recomendar músicos específicos para as pessoas que utilizam seus serviços ou os artistas poderão recomendar aqueles com quem trabalharam no passado.

Por isso, ter a reputação de ser um profissional habilidoso, fácil de trabalhar e confiável pode ajudar um músico de sessão a conseguir um trabalho estável.

Um músico de sessão confiável pode ser crucial para a produção de um álbum no prazo estipulado e pode ser um salva-vidas se uma substituição de última hora para um membro da banda for necessária.

Como os músicos de sessão são pagos?

Os músicos de sessão podem ser pagos de várias maneiras, desde pelas horas de serviço prestado à gravação de um álbum inteiro.

Em troca de taxas fixas garantidas de pagamento, os músicos de sessão frequentemente cedem seus direitos futuros sobre as gravações em que atuam. Isso significa que ainda que um músico de sessão toque em um álbum que chega a um disco de platina, ele não recebe royalties ou lucros por essa gravação.

O mesmo vale para shows ao vivo. Os músicos da sessão geralmente recebem um valor estabelecido previamente, independentemente de o show ter dado prejuízo para a banda ou ter gerado muito lucro.

Existem raros casos em que as bandas oferecem a seu músico de sessão uma porcentagem futura da receita das gravações em que participaram. Geralmente, isso acontece nos casos em que a banda não tem fundos suficientes para pagar a taxa do músico de sessão. No entanto, essa prática não costuma ser tão comum.

Como se tornar um músico de sessão?

Ter um conhecimento profundo da teoria musical é imprescindível para se tornar um músico de sessão. Poder tocar uma ampla gama de instrumentos, ser capaz de ler partituras com facilidade, saber tocar de ouvido e fazer arranjos são características que levam um profissional dessa área a um nível de destaque.

O ensino superior em alguma área musical nem sempre é necessário. De fato, a melhor educação pode ser alcançada indo a shows diferentes e tocando com várias bandas, aprendendo a abordagem musical de diferentes músicos.

Os músicos de sessão costumam ter personalidades distintas, mas todos eles tendem a ser indivíduos artísticos, o que significa que são criativos, intuitivos, articulados e expressivos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que faz um engenheiro de som?

Próximo Artigo

Cachorro pode tomar sorvete? Descubra agora!

Postagens Relacionadas