O que faz um mestre cervejeiro?

Você sempre se interessou pelo processo de produção da cerveja? Gostaria trabalhar constantemente em contato com esse tipo de bebida? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de mestre cervejeiro!

Em resumo, o mestre cervejeiro é o profissional responsável por todos os passos cruciais relacionados à fabricação da cerveja, incluindo a seleção dos ingredientes, a criação de receitas exclusivas de cerveja, a preparação de misturas e a supervisão do processo de fermentação.

Vale mencionar que ter uma compreensão abrangente do processo de fermentação da cerveja é indispensável para essa profissão, uma vez que todos os aspectos devem ser devidamente supervisionados.

As funções de um mestre cervejeiro geralmente incluem:

  • Verificar as temperaturas e qualidade das amostras;
  • Registrar notas durante o processo de garantia de qualidade do produto;
  • Fazer ajustes em equipamentos ou processos;
  • Corrigir problemas identificados durante os testes;
  • Interagir com fornecedores e vendedores e desenvolver relações de trabalho positivas;
  • Desenvolver receitas de cerveja e garantir que elas consigam atrair um mercado específico.

Como é a rotina de trabalho de um mestre cervejeiro?

Um mestre cervejeiro coloca a qualidade acima de tudo. Esse profissional costuma trabalhar por longas horas para garantir que o produto final seja de alta qualidade. A fabricação de cerveja envolve os seguintes processos químicos:

  1. Primeiro, os ingredientes são selecionados. O mestre cervejeiro costuma fazer experiências com materiais distintos para produzir uma cerveja de sabor exclusivo. Consequentemente, o sabor, a cor e a textura do produto final dependem diretamente desses ingredientes.
  2. Em segundo lugar, o mestre cervejeiro desenvolve uma receita na qual combina os ingredientes selecionados. Então, os ingredientes são esmagados em partículas mais finas e, em seguida, colocados em água quente para filtrar os sabores, criando um produto concentrado chamado mosto. Geralmente, a variação da quantidade de lúpulo adicionado é o fator que os mestres de cerveja usam para criar uma bebida com sabor único.
  3. O terceiro passo é o processo de fermentação, que envolve adicionar o fermento ao mosto e permitir que ele reaja com os açúcares. A quantidade de fermento adicionado deve ser monitorada cuidadosamente durante todo o processo de fermentação.
  4. Depois de vários dias, a levedura converte os açúcares em álcool e dióxido de carbono. A cerveja fermentada fica turva com as sobras de fermento e é frequentemente filtrada antes de ser armazenada. Processos como pasteurização e filtração são utilizados para realizar esse processo.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Um mestre cervejeiro pode começar a carreira em uma microcervejaria, onde pode preparar e fermentar pessoalmente a cerveja, limpar os tanques e até mesmo administrar as finanças da empresa.

Em grandes indústrias de cerveja, o mestre cervejeiro frequentemente supervisiona uma grande equipe de trabalhadores que lidam com as tarefas do dia a dia da fabricação de cerveja, mantendo os padrões de qualidade, gerenciando o estoque e provando o resultado final.

Como se tornar um mestre cervejeiro?

Os requisitos educacionais para se tornar um mestre cervejeiro podem variar de acordo com a cervejaria. Alguns empregadores podem preferir contratar pessoas que tenham feito algum curso em áreas como ciência da cerveja, gestão de negócios ou administração de empresas.

Ainda assim, vale destacar que alguns empregadores podem não levar em conta a educação no processo seletivo, focando suas contratações em pessoas com muitos anos de experiência em cervejarias, ainda que em outras áreas.

É importante deixar claro que aqueles que têm interesse em se tornar mestres cervejeiros devem ter mais do que apenas uma paixão por cerveja. Eles devem estar sempre dispostos a obter amplo conhecimento sobre como a bebida é produzida, o que requer anos de experiência.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os animais sonham?

Próximo Artigo

5 Fatos Surpreendentes Sobre a Vida de Cleópatra

Postagens Relacionadas