O que faz um imunologista?

Você sempre se interessou pelo ramo da biologia? Gosta de estudar sobre o funcionamento fisiológico do sistema imune dos seres vivos? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de imunologista!

A imunologia é um amplo campo da biologia que envolve o estudo do sistema imunológico, que é o sistema de defesa do corpo. Desse modo, podemos dizer que a imunologia lida com o funcionamento normal e anormal do sistema imunológico.

O imunologista é o profissional que estuda o sistema imunológico, seja em humanos ou animais. Os imunologistas estudam como o sistema imunológico funciona, como os fatores ambientais influenciam seu funcionamento, como e por que os distúrbios do sistema imunológico se desenvolvem e como tratar esses distúrbios.

Como é a rotina de trabalho de um imunologista?

Os imunologistas estudam, diagnosticam, tratam e ajudam a prevenir doenças que afetam o sistema imunológico, como alergias graves, asma, lúpus e artrite reumatóide. Alguns fazem pesquisas em laboratórios para nos ajudar a entender como o sistema imunológico funciona e por que às vezes não funciona corretamente, levando a doenças como lúpus e esclerose múltipla.

Os imunologistas clínicos trabalham diretamente com os pacientes, diagnosticando e tratando pessoas com distúrbios do sistema imunológico e desenvolvendo novos métodos de teste. Alguns desses profissionais também podem se especializar na prevenção da rejeição de transplantes de órgãos. Outros podem criar vacinas, por exemplo.

Por outro lado, os imunologistas ambientais estudam como as substâncias naturais e químicas encontradas no meio ambiente podem afetar o sistema imunológico ou causar efeitos adversos à saúde, como doenças cardiovasculares, câncer, alergias, asma, e doenças autoimunes.

Eles realizam experimentos constantes para estudar como as respostas imunológicas são afetadas por poluentes ambientais e os mecanismos moleculares por trás desses efeitos.

Vale mencionar que alguns imunologistas ambientais se concentram no sistema imunológico da vida selvagem. Nesses casos, os estudos podem ajudar a desenvolver curas ou tratamentos para ameaças como a síndrome do nariz branco em morcegos ou a doença do fungo quitrídeo em sapos.

Como é o ambiente de trabalho dos imunologistas?

Muitos imunologistas ensinam e conduzem pesquisas em universidades. Outros trabalham para agências de saúde do governo, onde normalmente costumam ficar envolvidos em pesquisas de laboratório. Alguns são empregados por empresas farmacêuticas e de biotecnologia, onde ajudam a desenvolver novos produtos e tratamentos médicos.

Também vale destacar que muitos imunologistas são médicos que trabalham em consultórios tratando de pacientes com doenças autoimunes. Como as doenças autoimunes não são contagiosas, poucos riscos estão envolvidos na prática clínica. Já os imunologistas veterinários tratam e previnem infecções, doenças e condições imunológicas em animais.

No geral, os imunologistas passam boa parte do tempo em laboratórios e geralmente trabalham em tempo integral durante o horário comercial padrão.

Como se tornar um imunologista?

Tornar-se um imunologista requer muito estudo e treinamento, sendo o bacharelado apenas o primeiro passo. Para ser imunologista, é necessário concluir a graduação em Medicina ou o curso de Biomedicina e depois se especializar em imunologia.

Embora as funções variem de acordo com a instituição empregadora, os imunologistas normalmente trabalham realizando testes e análises que examinam como o corpo humano combate doenças.

Imunologistas mais experientes frequentemente recebem tarefas gerenciais além das tarefas científicas. Essas tarefas geralmente se concentram em questões envolvendo orçamentos, comunicações e marcos para um projeto específico.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como a pasta de dente limpa a boca?

Próximo Artigo

O que causa o vício de comer?

Postagens Relacionadas