O que faz um estilista de alimentos?

Você sempre gostou de preparar diversos pratos culinários com um certo “toque artístico”? Gosta de tirar fotos das suas refeições favoritas para postar nas redes sociais? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de estilista de alimentos!

Um estilista de alimentos (também conhecido como estilista de comida) é o profissional responsável por fazer de um simples prato uma imagem que desperta o apetite e encanta aos olhos.

Tornar os alimentos fotogênicos não é tão fácil quanto se possa pensar, tanto é que os melhores estilistas de alimentos desempenham esse tipo de trabalho armados com uma variedade de ferramentas e técnicas para tornar a comida visualmente bonita e apetitosa.

Os estilistas de alimentos precisam entender os meandros da preparação de alimentos, fotografia e videografia para saber como um determinado item alimentar pode ter a melhor aparência. Seu trabalho é transformar um prato da vida real em uma imagem tão apetitosa que parece que está prestes a saltar para a boca do consumidor.

Como é a rotina de trabalho de um estilista de alimentos?

O trabalho de um estilista de alimentos é organizar a comida de forma que pareça atraente, saborosa e fresca. Isso é particularmente importante quando o alimento está sendo fotografado. Exemplos de alimentos “estilizados” são as fotos de comidas que podem ser vistas em livros de receitas, revistas, anúncios e cardápios de restaurantes.

Em alguns casos, o estilista de alimentos também pode servir como o próprio fotógrafo de alimentos, mas, na maioria das vezes, os estilistas de alimentos trabalham em estreita colaboração com uma equipe de profissionais, como chefs, editores, assistentes e fotógrafos.

Normalmente, os estilistas de alimentos também são responsáveis por comprar, preparar e cozinhar os pratos do início ao fim. Os alimentos têm que ficar muito frescos entre o momento em que são comprados e o dia da sessão de fotos, portanto, saber a melhor forma de armazenar os alimentos é crucial para o sucesso do produto final.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

A maioria dos estilistas de alimentos começa trabalhando com estilistas experientes e já estabelecidos no mercado. Uma vez que os indivíduos adquirem experiência suficiente, bem como um portfólio interessante, eles podem começar a buscar seus próprios clientes.

Muitos estilistas de alimentos optam por trabalhar como freelancers. No entanto, existem outras oportunidades, já que muitos editores de revistas, editores de livros de receitas e agências de publicidade contratam seus próprios estilistas internos.

Independente do local de trabalho, o fato é que os estilistas de alimentos profissionais têm vários truques para fazer a comida parecer o mais deliciosa possível, como os seguintes:

  • A carne tende a ficar muito menor ou até mesmo murcha quando é totalmente cozida devido à perda de umidade. Para evitar isso, a carne só deve ser cozida até “parecer” pronta;
  • Para fazer certas bebidas parecerem espumantes ou para fazer ovos batidos parecerem espumosos, costuma-se usar detergentes;
  • Para manter os alimentos em pé (por exemplo, uma pilha de panquecas ou um hambúrguer), espetos de madeira ou palitos podem ser inseridos para estabilizar os alimentos;
  • Corantes costumam ser aplicados com pincel depois que o alimento é preparado para dar-lhe uma cor mais atraente.

Como se tornar um estilista de alimentos?

Os interessados nesta carreira devem saber que não existe uma graduação específica para o estilismo alimentar. Em vez disso, a maioria dos aspirantes a estilistas de alimentos começam suas carreiras com um diploma em artes culinárias e continuam sua educação fazendo cursos e participando de seminários para aprender truques e técnicas de estilização de alimentos.

Obter experiência como assistente de estilista de alimentos é uma excelente maneira de entrar na indústria e aprender mais sobre a profissão.

Os assistentes ajudam na preparação da comida, lavagem, desempacotamento e arrumação da comida. Na prática, assistir a tudo e a todos é uma maneira fantástica de aprender sobre o ramo.

É importante deixar claro que os estilistas de alimentos são muito apaixonados pelo que fazem e pela comida em geral. Por isso, para seguir essa carreira, é preciso amar cozinhar e ser ótimo nisso, além de ter um bom olho para pequenos detalhes.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que o Papai Noel é gordo?

Próximo Artigo

Qual a diferença entre psicopata e sociopata?

Postagens Relacionadas