O que faz um especialista em marketing digital?

A publicidade tradicional já não é tão eficaz como costumava ser. Por conta disso, as empresas agora precisam fornecer conteúdos significativos aos consumidores e permitir que eles sejam encontrados online de uma forma rápida e fácil. É exatamente para colocar isso em prática que entra em cena o especialista em marketing digital.

Um especialista em marketing digital é alguém que trabalha ao lado da equipe de marketing de uma empresa para identificar um mercado-alvo, criar uma imagem positiva da marca e manter uma campanha de marketing de sucesso através das tecnologias e plataformas digitais.

Vale destacar que os especialistas em marketing digital podem escolher se especializar em certas áreas, como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), pesquisa paga (PPC), mídia de exibição e mídias sociais.

Como é a rotina de trabalho de um especialista em marketing digital?

A função de um especialista em marketing digital tem objetivos e metas semelhantes aos de um profissional de marketing comum, como aumentar o conhecimento da marca e promover produtos ou serviços da empresa. No entanto, ao contrário dos canais de marketing mais tradicionais, os profissionais de marketing digital se comunicam com eficácia por meio de plataformas de tecnologia apropriadas.

Os especialistas em marketing digital trabalham para promover campanhas de marketing online eficazes e capazes de converter as metas de negócios em campanhas de marketing de sucesso. Eles são os grandes especialistas em avaliar as necessidades do mercado consumidor e entender como e onde adquirir conhecimento sobre as tendências e demandas dos clientes.

No mercado atual, é importante para um indivíduo que trabalha no mundo digital ter um conhecimento básico de codificação. No caso dos especialistas em marketing digital, eles normalmente trabalham com desenvolvedores e designers da Web e, por conta disso, costumam ter um conhecimento básico de HTML, sem falar que algumas linguagens de programação (CSS, Ruby, JavaScript, PHP etc) também podem ser muito úteis.

As listas das principais habilidades necessárias para ser um especialista em marketing digital geralmente incluem:

  • Conhecer as bases do marketing;
  • Saber planejar e ter a capacidade de administrar o tempo;
  • Ter habilidades criativas e de boa apresentação;
  • Conhecimento nas principais áreas de marketing (SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo, email marketing e PPC);
  • Saber como planejar, criar e implementar uma estratégia de marketing;
  • Desenvolver presença social e ficar por dentro das tendências e novidades do ramo, como atualizações e mudanças de algoritmos do Google.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Os especialistas em marketing digital podem escolher trabalhar para uma agência, com uma equipe interna, ou abrir sua própria empresa. Esses indivíduos podem trabalhar como executivos de vendas digitais, especialistas em marketing de Internet, especialistas em marketing de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) ou diretores de marketing digital, entre outras opções.

É importante destacar que os especialistas em marketing digital são responsáveis ​​por desenvolver a estratégia usada no marketing online dos produtos de uma empresa. Na prática, isso costuma ser feito reunindo várias promoções online e campanhas de e-mail para divulgar a mensagem de seu negócio, além da realização de pesquisas de consumo para descobrir outras maneiras de chegar aos clientes por meio da Internet.

Como se tornar um especialista em marketing digital?

O requisito educacional típico para os especialistas em marketing digital é um diploma de bacharel em uma área relacionada a campos como Marketing, Comunicação ou Design Gráfico.

De um modo geral, os empregadores normalmente procuram candidatos com pelo menos dois anos de experiência relacionada ao marketing e ampla experiência em design de websites, programação e habilidades relacionadas, bem como certificações no Google AdWords.

Os aspirantes a gerentes ou diretores na área de marketing digital geralmente precisam de um mestrado. Programas de certificação também estão disponíveis para graduados com mestrado em Marketing.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que faz um revisor de textos?

Próximo Artigo

O que é e como se forma um arco-íris de fogo?

Postagens Relacionadas