O que faz um escriturário?

Você sempre quis trabalhar em um ambiente típico de escritório? Costuma se considerar uma pessoa capaz de executar várias tarefas distintas? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de escriturário!

Um escriturário é alguém que normalmente trabalha em um escritório fazendo um “pouco de tudo”. Em resumo, suas tarefas incluem atendimento de telefones, análise de dados contábeis, arquivamento de documentos, envio de correspondência, entrega de mensagens, processamento de dados, execução de recados, classificação de correspondências, etc.

De um modo geral, certas habilidades são muito importantes para a execução de um bom trabalho na área, como habilidades de comunicação, habilidades de computação, habilidades de atendimento ao cliente e atenção aos detalhes.

Como é a rotina de trabalho de um escriturário?

Um bom escriturário precisa ter uma variedade de habilidades gerais de escritório, como a capacidade de arquivar documentos, fazer fotocópias, postar correspondências, concluir transações bancárias, classificar e distribuir correspondências recebidas, assinar o recebimento de entregas e enviar emails.

Na maioria dos casos, os escriturários também devem ser capazes de manter registros eletrônicos e em papel, além de registrar mensagens telefônicas detalhadas. Em alguns escritórios, esses profissionais ditam as reuniões e transcrevem anotações, bem como controlam o material de escritório e promovem o seu reabastecimento quando necessário.

Em alguns ambientes de escritório, os escriturários podem assumir tarefas mais complexas, como manter registros da folha de pagamento, pagar cheques ou fazer inventários. Se um escriturário for solicitado a supervisionar outros funcionários, geralmente é necessária experiência anterior na área de gestão.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Os escriturários geralmente trabalham em ambientes típicos de escritório. Eles podem ser encontrados em quase todos os setores da economia, sendo que as áreas de trabalho mais populares envolvem serviços bancários, educacionais, saúde, assistência social e repartições governamentais.

Vale destacar que as funções específicas atribuídas aos escriturários podem variar dependendo do tipo de escritório em que trabalham. Um escriturário administrativo de uma universidade, por exemplo, pode processar fichas de inscrição ou responder a perguntas de alunos em potencial, enquanto um escriturário de um hospital pode arquivar e recuperar registros médicos.

Como se tornar um escriturário?

Na maioria das casos, ter o ensino médio completo normalmente já é suficiente para uma pessoa começar a carreira como escriturário. Ainda assim, é importante possuir algumas habilidades de escritório, como digitação, noções de atendimento ao telefone, processamento de texto, etc.

A maior parte do treinamento para o serviço costuma ser feita no próprio ambiente de trabalho, mas cursos de práticas de escritório, processamento de texto e uso de programas específicos de computador comuns são particularmente úteis nos casos onde existem vários candidatos disputando poucas vagas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que casas abandonadas se deterioram tão rapidamente?

Próximo Artigo

Qual é a maior borboleta do mundo?

Postagens Relacionadas