O que faz um entomologista?

Você sempre teve uma certa curiosidade pelo mundo dos insetos? Tem facilidade de tirar conclusões a partir de dados coletados de pesquisas, observações e experimentos? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de entomologista!

O entomologista (também chamado de entomólogo) é o profissional que se concentra especificamente no estudo científico de insetos, sendo muitos dos entomologistas se concentram em um tipo específico de inseto. Por exemplo, aquele que estuda besouros é chamado de coleopterista e aquele que estuda borboletas é conhecido como lepidopterista.

As carreiras neste campo podem variar da entomologia agrícola à entomologia forense. Eles também podem estudar a nutrição, ecologia, morfologia e comportamento dos insetos. De fato, as possibilidades da carreira de entomologista são infinitas.

Como é a rotina de trabalho de um entomologista?

De um modo geral, os entomologistas estudam os insetos e sua relação com os humanos, outros organismos e o meio ambiente. O estudo dos insetos abre o caminho para desenvolvimentos em controle químico e biológico de pragas, produção de alimentos, diversidade biológica e uma variedade de outros campos da ciência.

Em sua rotina de trabalho, os entomologistas estudam a classificação, o ciclo de vida e os hábitos dos insetos. Eles frequentemente trabalham com outros cientistas em projetos conjuntos, como a criação de safras resistentes a pragas.

Vale mencionar que esses profissionais também podem trabalhar com parasitologistas ou outros microbiologistas para desenvolver novas vacinas e medicamentos que combatam os insetos que espalham doenças. Para tal, eles investigam maneiras de controlar pragas de insetos, parasitas e predadores.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Um entomologista normalmente trabalha em um cronograma semanal padrão de 40 horas, especialmente quando trabalha em pesquisa. Um profissional dessa área também pode trabalhar tanto dentro de casa conduzindo experimentos de laboratório quanto ao ar livre coletando amostras no campo.

É importante deixar claro que o trabalho de campo pode ser árduo e exigir viagens para locais remotos por longos períodos de tempo. Ao trabalhar com insetos venenosos ou alergênicos e produtos químicos, os entomologistas devem tomar precauções de segurança.

Os entomologistas geralmente trabalham para governos, instituições pós-secundárias e museus. No entanto, empresas de manufatura química e farmacêutica também contratam entomologistas para conduzir pesquisas e apresentar novos produtos para profissionais das comunidades florestal, agrícola e médica.

Além de todas essas possibilidades de trabalho, esses profissionais também podem trabalhar para empresas independentes para aconselhar clientes no controle de insetos.

Como se tornar um entomologista?

Qualquer pessoa interessada nesta carreira precisará primeiro receber seu diploma de bacharel em Ciências Biológicas. Algumas instituições oferecem cursos de graduação em entomologia, enquanto outras incluem noções de entomologia em zoologia ou biologia.

Aqueles que concluem o curso de graduação podem trabalhar no controle de pragas, agricultura e outras áreas relacionadas.

Para aqueles que desejam trabalhar com pesquisas científicas, epidemiologia e outras áreas semelhantes, torna-se necessária a continuação dos estudos através de mestrado ou doutorado.

Por último, mas não menos importante, é preciso destacar que muitos desses programas exigem que os alunos concluam um projeto de pesquisa. Esses programas podem levar de dois a quatro anos para serem concluídos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que faz um analista de negócios?

Próximo Artigo

Por que as casas nos Estados Unidos são feitas de madeira?

Postagens Relacionadas