O que faz um curador de arte?

Você é um amante da história da arte? Gostaria de fazer parte da preservação de itens artísticos historicamente significativos? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de curador de arte!

De um modo geral, o curador é o responsável pela concepção de obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição dessas obras, podendo conduzir atividades de serviço público para uma determinada instituição. A maioria desses profissionais trabalha em galerias de arte, museus e fundações.

Como é a rotina de trabalho de um curador de arte?

Muitas obras de arte são historicamente significativas. Por isso, os curadores se encarregam de preservar e organizar a exibição desses materiais. O trabalho de um curador normalmente envolve as seguintes funções:

  • Adquirir, armazenar e exibir coleções;
  • Selecionar o tema e o design das exposições;
  • Desenvolver ou configurar os materiais de exibição;
  • Projetar, organizar ou conduzir passeios e workshops para o público;
  • Participar de reuniões e eventos cívicos para promover a instituição pela qual trabalha;
  • Limpar as obras usando produtos adequados;
  • Dirigir e supervisionar equipes curatoriais e de corpo técnico;
  • Planejar e conduzir projetos especiais de pesquisa.

Os curadores dirigem a aquisição, o armazenamento e a exibição das coleções, incluindo a negociação e a autorização da compra, venda, troca ou empréstimo das coleções. Eles também podem autenticar, avaliar e categorizar os itens de uma determinada coleção.

Hoje, uma parte cada vez maior das funções de um curador também envolve a arrecadação de fundos e promoção. Além disso, muitos curadores participam de reuniões, convenções e eventos cívicos.

Em pequenas instituições com apenas um ou poucos curadores, um único curador pode ser responsável por uma série de tarefas, desde cuidar das coleções até dirigir os assuntos administrativos da instituição.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Como a maioria dos curadores de arte trabalha em galerias, museus e fundações, suas condições de trabalho podem variar consideravelmente.

Ainda assim, a maioria desses profissionais passa a maior parte do tempo trabalhando diretamente com o público, prestando assistência de referência artística e serviços educacionais.

Alguns curadores também podem conduzir pesquisas ou registros de processos, o que reduz as oportunidades de trabalhar com outras pessoas. Aqueles que restauram e montam exposições tendem a realizar serviços que exigem boa aptidão física, pois precisam levantar objetos pesados, subir escadas, etc.

Curadores de arte que trabalham em grandes instituições também podem viajar constantemente para avaliar possíveis acréscimos à coleção, organizar exposições e conduzir pesquisas. No entanto, para curadores empregados por pequenas instituições, as viagens podem ser raras.

Como se tornar um curador de arte?

A maioria dos museus e galerias de arte exige que os curadores tenham um diploma em uma disciplina apropriada ao seu trabalho, como arte, antropologia, história, arqueologia, etc…

Alguns empregadores preferem que seus curadores tenham doutorado. Dito isto, a obtenção de diplomas de pós-graduação pode dar aos candidatos uma vantagem em um mercado de trabalho que pode ser muito competitivo a depender do lugar onde se busca uma oportunidade.

É importante deixar claro que o amor pela arte e sua história é obrigatório para qualquer pessoa que pensa em se tornar um curador de arte, afinal, esse é o perfil de profissional que deve representar a instituição.

Com isso em mente, fica fácil entender por que ter uma boa bagagem cultural e bastante conhecimento em arte torna-se uma condição imprescindível para a execução de um bom trabalho na área.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Mascar chiclete faz mal à saúde?

Próximo Artigo

Por que o óleo do motor precisa ser trocado?

Postagens Relacionadas
Mais informações

Por que usamos gravatas?

As crianças odeiam colocá-las no pescoço, os homens adultos no mundo corporativo adoram exibi-las e muitas mulheres continuam…