O que faz um agrônomo?

Você sempre se interessou pelo trabalho no campo? Tem capacidade de aplicar conhecimentos essenciais para a identificação de problemas? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de agrônomo!

Os agrônomos contam com uma ampla gama de trabalhos, mas sua função principal pode ser resumida como uma espécie de “médico de plantações”. Em resumo, esses profissionais se preocupam com a saúde e o bem-estar das safras usadas para a produção de alimentos, combustível e recuperação de terras.

De um modo geral, isso é feito através da realização de pesquisas, de modo que o conhecimento obtido é usado para ajudar a recomendar possíveis soluções aos agricultores. Assim, são feitas sugestões ao agricultor sobre novos desenvolvimentos científicos a fim de auxiliar na operação do cultivo.

Como é a rotina de trabalho de um agrônomo?

Agrônomos conduzem pesquisas para desenvolver métodos eficazes para aumentar a qualidade e a produção das safras. Com base em seus experimentos, os agrônomos trabalham com os agricultores para ajudá-los a cultivar as melhores safras possíveis.

Além dos períodos no campo, um agrônomo passa boa parte de seu tempo em um laboratório revisando os dados de uma determinada cultura que foram coletados para descobrir como melhorar a próxima safra.

Para tal, ele precisa pensar criticamente e resolver problemas relativos ao plantio, cultivo e colheita de safras.

Os agrônomos também desenvolvem métodos para proteger as plantações de ervas daninhas, pragas e climas adversos. Se houver um problema com uma determinada cultura, um agrônomo poderá passar várias horas procurando indícios para descobrir se há algum sinal de doença ou até mesmo um problema de solo na plantação.

Depois de redigir sua pesquisa, o agrônomo poderá fazer apresentações e palestras sobre suas descobertas, onde apresentará suas ideias aos agricultores que poderão usar as informações para suas próprias colheitas.

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Dependendo do tipo de trabalho em que um agrônomo se especializa, grande parte de seu trabalho é feito através de pesquisas em laboratório ou no campo, fiscalizando as safras e trabalhando em conjunto com os agricultores.

O trabalho de campo é mais proeminente nos meses de primavera e verão, enquanto os meses de inverno geralmente envolvem muito mais trabalho de laboratório e desenvolvimento de negócios.

Vale destacar que um agrônomo pode passar muito tempo viajando e se reunindo com os agricultores, trabalhando com eles para melhorar a eficiência da colheita e observando quaisquer problemas que o agricultor possa estar enfrentando.

Por exercerem uma profissão muito versátil, os agrônomos podem trabalhar com todos os tipos de projetos agrícolas, desde grandes fazendas de alta tecnologia a fazendas individuais menores localizadas em regiões em desenvolvimento.

Como se tornar um agrônomo?

O curso superior de Agronomia tende a ser interdisciplinar, abrangendo conteúdos que envolvem conhecimentos de física, química, matemática, biologia, geografia e até desenho técnico e informática.

Nas áreas específicas, o aluno pode se deparar com outros caminhos, como:

  • Análise de Solos;
  • Fitopatologia;
  • Tecnologia de Sementes;
  • Nutrição Mineral de Plantas;
  • Engenharia Ambiental;
  • Mecanização Agrícola.

Os estágios em agronomia estão disponíveis por meio de órgãos governamentais, empresas privadas e por pesquisadores do corpo docente das universidades à procura de auxiliares. Em geral, todas as opções são interessantes para os alunos ganharem experiência prática após a formatura.

Vale destacar que um agrônomo certificado deve sempre acompanhar de perto os avanços no campo para manter sua certificação. Isso pode ser feito fazendo e concluindo os novos cursos oferecidos na área.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que o óleo do motor precisa ser trocado?

Próximo Artigo

O que faz um analista de negócios?

Postagens Relacionadas