O que é ruído branco e como ele pode influenciar o sono?

Muitas pessoas gostam de adormecer com o zumbido suave do ruído branco, que consiste em sons de baixa, média e alta frequência tocados juntos no mesmo nível de intensidade. O ruído branco oculta efetivamente outros sons, o que o torna útil até mesmo para as pessoas que vivem em bairros barulhentos.

Dito isso, o fato é que ainda existem alguns equívocos comuns sobre o que constitui o ruído branco e como ele pode ajudá-lo a dormir. Pensando nisso, resolvemos explicar em detalhes a ciência por trás disso!

O que exatamente é o ruído branco?

Quando as pessoas mencionam o ruído branco hoje em dia, elas podem estar falando sobre qualquer ruído contínuo que bloqueia outros sons ou que simplesmente parece calmante. Estritamente falando, no entanto, uma lista de reprodução com sons de peças de LEGO tilintando calmamente não é tecnicamente um “ruído branco”.

De acordo com o Live Science, o ruído branco é uma combinação de todas as frequências de som que os humanos podem ouvir (cerca de 20 a 20.000 hertz) tocadas na mesma amplitude.

A frequência, que essencialmente descreve quantas vezes uma onda se repete por segundo, determina o quão agudo ou grave é o som, enquanto a amplitude, ou a altura de cada onda, corresponde ao volume.

Imagine um piano hipotético que conta com uma tecla separada para cada nota que um ser humano pode ouvir; pois bem, se você pudesse apertar todas essas teclas repetidamente e com exatamente a mesma força (de forma que nenhuma tecla soasse mais alta do que outra), você teria algo semelhante ao ruído branco.

Aqui está um outro exemplo: se duas pessoas estão conversando, é muito fácil ouvir o que elas estão dizendo e, portanto, seu cérebro se concentrará automaticamente em palavras individuais. No entanto, se cem pessoas estão conversando, é quase impossível entender o que está sendo dito. Desse modo, o ruído torna-se um manto uniforme de som e é mais fácil para o cérebro ignorá-lo.

As diferenças entre os ruídos branco, rosa e marrom

O ruído branco é assim chamado porque é basicamente o equivalente auditivo da cor branca, que é uma combinação de todos os comprimentos de onda de luz que os humanos podem ver. No entanto, ele não é o único “ruído colorido” que existe por aí.

Mesmo que todas as frequências no ruído branco tenham a mesma amplitude, o cérebro humano é conhecido por estar mais comumente sintonizado com as frequências mais altas, ou seja, os sons mais agudos no ruído branco podem parecer um pouco mais altos do que seus equivalentes graves.

Em outras palavras, algumas pessoas podem pensar que o ruído branco soa muito “agudo” ou “choroso” para ser calmante. Portanto, os engenheiros de áudio criaram uma variedade de outros tipos de ruído que ajudam a “silenciar” esse efeito.

O ruído rosa, por exemplo, também é uma combinação de todas as frequências audíveis, mas as amplitudes diminuem à medida que as frequências aumentam. O resultado é um fluxo de ruído mais profundo e suave que lembra o som de uma tempestade. Já no caso do ruído marrom, as amplitudes são reduzidas ainda mais, dando a ele um tom mais estridente.

O ruído braco pode realmente ajudar uma pessoa a dormir?

Embora alguns pequenos estudos tenham sugerido que o ruído branco (ou outros ruídos coloridos) podem ajudá-lo a mergulhar na terra dos sonhos, a verdade é que, no fim das contas, isso depende muito da pessoa.

“Biologicamente, você não precisa desse som para dormir”, disse Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa de Sono e Saúde da Universidade do Arizona em uma entrevista à revista TIME. “E se você usá-lo todas as noites, pode se acostumar tanto que não conseguirá dormir sem ele.”

Ainda assim, é inegável que o ruído branco pode definitivamente ajudar a bloquear outros sons que o acordam ou impedem que você adormeça. De fato, o motivo pelo qual um barulho de alarme de carro pode fazer você ficar acordado não está necessariamente ligado ao quão alto o som é, mas sobre o quão repentino ou inconsistente ele se apresenta. Como o ruído branco é contínuo, outros sons são “abafados” por ele.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que surgem buracos em ruas e estradas?

Próximo Artigo

Por que é tão difícil manter a concentração?

Postagens Relacionadas