O que é respiração circular?

Vamos iniciar esse post com um rápido exercício de respiração, tudo bem? Se você puder, respire somente pelo nariz enquanto conta até quatro. Agora, segure a respiração por cerca de três segundos. Depois disso, expire lentamente pela boca por quatro segundos. O processo de expiração promoveu uma sensação muito boa, não é mesmo?

Como você deve ter percebido com o exemplo acima, os exercícios respiratórios são uma ótima maneira de diminuir o estresse. De forma semelhante, eles também são amplamente utilizados por músicos. Você já tocou algum instrumento de sopro como trompete, clarinete ou saxofone? Se sim, você sabe muito bem como é fácil ficar sem fôlego.

Os músicos treinam durante anos para dominar a habilidade de respirar enquanto tocam seus instrumentos. De fato, muitos deles até aprendem a respirar de uma forma que lhes permite tocar a música sem parar para inspirar. Sabe como eles conseguem isso? Através de uma técnica chamada respiração circular!

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar o que é essa tal respiração circular e como essa técnica auxilia muitos músicos que tocam instrumentos de sopro.

O que é e como funciona a respiração circular?

Quando os músicos praticam a respiração circular, eles inspiram pelo nariz enquanto também sopram o ar pela boca. Parece difícil, não é mesmo? Bem, para a maioria das pessoas, realmente é! Até mesmo os músicos mais habilidosos do mundo passam anos tentando dominar essa habilidade.

Embora seja uma técnica um tanto complexa de dominar, a respiração circular pode trazer muitos benefícios para as pessoas, especialmente para os músicos de instrumentos de sopro, pois permite que eles toquem seus instrumentos por longos períodos de tempo sem precisar fazer uma pausa na execução do som.

Os historiadores acreditam que a respiração circular pode ter começado com o povo aborígine da Austrália. Eles provavelmente desenvolveram essa técnica para tocar o didjeridu, que é considerado por muitos o instrumento de sopro mais antigo do mundo.

Como os músicos conseguem aprender e utilizar essa técnica?

Hoje, a respiração circular é muito popular entre os músicos que tocam praticamente qualquer tipo de instrumentos de sopro. Como isso é feito? À primeira vista, pode parecer que os músicos simplesmente inspiram e expiram ao mesmo tempo. No entanto, não é somente isso que acontece na prática.

Para fazer o uso dessa técnica, os músicos costumam estufar as bochechas quando começam a ficar sem fôlego. Em seguida, eles usam suas bochechas para soprar ar no instrumento. Nesse mesmo tempo, eles inspiram pelas narinas. Usando a respiração circular dessa forma, os músicos podem segurar notas longas sem pausas.

Como já foi dito antes, é preciso muito esforço e prática para tocar bem usando essa habilidade, mas muitos acham que vale a pena. A respiração circular é especialmente popular entre os músicos que tocam gaita de foles, saxofone e outros instrumentos de sopro que exigem um controle maior do fluxo de ar.

Vale mencionar que alguns cantores também gostam de utilizar esse método durante as suas apresentações, especialmente os adeptos do chamado “canto difônico”, que é o canto de dois ou mais sons simultâneos por uma única pessoa. Essa técnica é bastante popular na Ásia Central, de onde vem sua origem entre mongóis e tuvanos.

Respiração circular também pode ser utilizada na prática da meditação

Embora seja mais comumente vista entre os músicos de instrumentos de sopro, a respiração circular também pode ser usada na meditação. Nesse caso, alguns acreditam que essa técnica pode “ajudar a liberar energia negativa”.

Isso é verdade? Bem, não podemos dizer com certeza. Ainda assim, um estudo de 2016 descobriu que a respiração circular pode realmente ajudar a aliviar os sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, essa técnica também pode melhorar a função cerebral e o desempenho físico.

A finalidade desse tipo de respiração no ramo da meditação é criar uma estabilidade tanto física quanto mental na pessoa que medita. Dito isto, caso você seja um adepto da meditação, pode ser interessante tentar colocar essa técnica em prática.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quem inventou a chupeta?

Próximo Artigo

Você sabia que esmagamento por elefante já foi um método de execução?

Postagens Relacionadas