O que é Empréstimo Consignado?

Quem nunca recebeu uma propaganda no semáforo que divulga empréstimos consignados que atire a primeira pedra! Hehe. Porém, hoje parei para pensar que, apesar de compreender o conceito de empréstimo, não faço a mínima ideia do que signifique consignado. E você? Vamos descobrir?

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo cujo pagamento ocorre de forma indireta. Ou seja, todas as parcelas são deduzidas diretamente da sua folha de pagamento ou benefício. Segundo suas regras, ele pode comprometer um máximo de 35% da renda mensal do usuário, sendo 30% para empréstimo e 5% para saque no cartão de crédito consignado.

É possível fazer um empréstimo consignado em bancos, seguradoras ou financeiras e sua duração não pode passar de 96 meses para servidores públicos federais e 72 meses para aposentados e pensionistas. Mas e os juros? Esses são variáveis em relação ao valor contratado.

É possível consultar no site do Ministério da Previdência Social uma lista completa onde existem todas as taxas de juros praticadas pelos bancos em relação a empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Já no site do Banco Central do Brasil encontramos as taxas para os demais clientes.

Além destas taxas também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e não é permitida nenhuma cobrança de Taxa de Abertura de Crédito.

Esta categoria de empréstimo é a mais segura para aquele que está emprestando o dinheiro, isso porque a cobrança é quase totalmente automatizada e a responsabilidade do pagamento é da empresa empregadora, do sindicato ou do órgão do governo. Ou seja, até mesmo pessoas que estão com o ‘nome sujo’, ou seja, que possuem registros de inadimplência no SPC ou Serasa.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Entenda os benefícios no consumo de frutas cítricas

Próximo Artigo

Dicas que vão te ajudar a dormir muito melhor

Postagens Relacionadas