O que acontece se você parar de escovar os dentes?

Sabe aquelas noites em que você está prestes a deitar na cama e de repente percebe que se esqueceu de escovar os dentes? Pois bem, pular uma noite não será o fim do mundo, mas e se você decidisse parar de escovar os dentes por um longo período de tempo ou até mesmo para sempre?

Os dentistas costumam recomendar escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, mas isso não é tudo. Para evitar o acúmulo de placa bacteriana, eles também podem recomendar o uso diário de fio dental.

Dito isto, o fato é que se parássemos totalmente de escovar os dentes, aconteceria coisas muito mais sombrias na sua boca do que você pode imaginar, como veremos ao longo deste artigo.

Parar de escovar os dentes pode tornar a sua boca o lugar perfeito para bactérias

A boca é um lugar sujo, escuro e úmido, o que a torna uma morada perfeita para as bactérias. Surpreendentemente, uma boca pode conter uma população de bactérias que supera a população humana na Terra!

Os estreptococos, por exemplo, são um dos grupos de bactérias mais comuns que podem ser encontrados na boca, pois se alimentam dos açúcares e das proteínas das comidas que sobram. Além disso, esses seres excretam uma substância viscosa chamada biofilme dental sobre seus dentes brancos perolados.

Embora algumas bactérias sejam boas e protejam a boca de invasores bacterianos ainda mais desagradáveis, um acúmulo descontrolado de bactérias na boca pode causar danos reais. Um dos principais “criminosos” aqui é a placa, uma camada suja de película bacteriana que produz ácidos comedores de esmalte que degradam a saúde bucal, causando cáries e danificando o esmalte.

Você já notou uma camada desagradável e gordurosa que se instala em seus dentes quando você não escova os dentes por um dia ou mais? Pois bem, essa é a placa que ajuda as bactérias a aderirem aos dentes, criando um ciclo vicioso de bactérias e acúmulo de sujeira.

Quando escovamos os dentes regularmente, estamos removendo não apenas essas colônias bacterianas, mas também as partículas de alimentos nas quais as bactérias se desenvolvem, ajudando-nos a eliminar o acúmulo de placa.

Parar de escovar os dentes pode levar ao desenvolvimento de tártaro, gengivite e periodontite

Se você não escovar os dentes por cerca de um mês ou mais, é provável que desenvolva alguma doença gengival devido ao acúmulo prolongado de placa, que eventualmente se transformará no que os dentistas chamam de “superplaca”. A superplaca praticamente “coloniza” a linha da gengiva, endurecendo e transformando-se em tártaro e dificultando a limpeza da escova entre os dentes.

Eventualmente, suas gengivas ficarão tão tensas pelo tártaro que você desenvolverá gengivite, uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo descontrolado de placa bacteriana e tártaro. Quando a gengivite se instala, o sistema imunológico é ativado e toma algumas medidas corretivas, o que pode levar à formação de pus nas cavidades.

O pus é um fluido rico em proteínas e cheio de glóbulos brancos mortos. Por conta disso, suas gengivas ficarão extremamente sensíveis neste ponto, adotando uma coloração vermelha quando tocadas. Elas poderão até sangrar se você exercer pressão sobre elas. Embora esse sangramento possa estar ausente, a gengivite é um sinal de alerta de que coisas piores estão por vir.

Se você parar de escovar os dentes por alguns meses seguidos, também poderá desenvolver um quadro de periodontite. Na periodontite, a camada interna da gengiva e do osso é quebrada por enzimas, o que faz o sistema imunológico “enlouquecer”. Em uma tentativa de se proteger, as enzimas vão começar a destruir gengivas e ligamentos, levando a uma periodontite ainda mais avançada.

Uma palavra final

Vale destacar que, mesmo com todas as desgraçadas mostradas até aqui, este ainda não é o fim desta jornada terrível. Se você parar de escovar os dentes por anos, é provável que cause danos a outros órgãos vitais do corpo, pois sua boca é a porta de entrada para o resto do seu corpo.

Na prática, bactérias que desenvolveram placas podem cavar mais fundo na gengiva e entrar no sangue. Depois de entrar no sangue, as bactérias podem invadir outros sistemas do corpo.

Embora muitas pesquisas clínicas sobre o assunto ainda estejam em andamento, já se sabe que a negligência grosseira da saúde bucal (como não limpar a boca por anos) pode contribuir para uma série de condições fatais que você nunca esperaria, incluindo doenças cardíacas, derrame e possivelmente até câncer!

Dito isto, fica fácil de entender por que escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e passar fio dental diariamente é apenas um pequeno preço a pagar por uma higiene dental saudável, um hálito refrescante e um sorriso radiante!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como a Suíça ficou tão rica e desenvolvida?

Próximo Artigo

Por que os gatos têm hábitos tão estranhos?

Postagens Relacionadas