O que a cor da gema pode nos dizer sobre um ovo?

Você já deve saber muito bem que existem ovos marrons e ovos brancos. Embora não haja diferença entre os dois, a história é um pouco diferente no que diz respeito à cor da gema. Isso porque, ao contrário da crença popular, as gemas não vêm apenas em uma cor. Na verdade, elas podem ser encontradas em uma série de tons e colorações que vão do amarelo claro ao laranja mais escuro.

Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: afinal de contas, o que a cor da gema pode nos dizer sobre um ovo? A cor da gema pode nos informar se um ovo é melhor que outro?

Acontece que a diferença entre as cores das gemas geralmente baseia-se na dieta e na saúde da galinha que as pôs, como veremos ao longo desse artigo.

A cor da gema pode servir como um indicador da saúde e da dieta da galinha que a pôs

A cor da gema pode realmente dizer muito sobre o conteúdo nutricional do ovo. Em geral, os melhores ovos são aqueles que têm a gema mais escura, ou seja, com uma cor laranja mais vibrante. Essas gemas são normalmente produzidas por galinhas criadas em fazendas, cujas dietas consistem em grama fresca, minhocas e gafanhotos. Essa dieta é comumente rica em carotenoides, o que dá às gemas a cor laranja característica.

De certo modo, a maneira como a ração das galinhas afeta a cor da gema é semelhante com a forma como comer beterraba pode fazer a urina humana ficar ligeiramente rosada. Da mesma forma, tomar suplementos de ferro pode fazer com que as fezes fiquem marrom-escuras ou até pretas.

Alguns estudos mostram que gemas de ovo mais escuras e coloridas, especialmente de galinhas criadas livremente em fazendas, podem ter mais ômega-3 e vitaminas devido à alimentação mais natural que elas consomem. Estudos também mostram que incorporar sementes de chia na dieta da galinha também resultará em uma gema mais escura.

Também é importante destacar que gemas de cores distintas podem ter um sabor diferente! De fato, alguns chefs de cozinha até dizem que as gemas de cor mais profunda (como as gemas de cor laranja) costumam ter um sabor mais vibrante em comparação com as mais claras.

Quando a cor da gema é muito clara

Por outro lado, se a galinha não se alimenta com uma dieta rica em carotenoides ou não recebe uma ração tão robusta, seus ovos provavelmente vão apresentar gemas mais claras.

Ainda assim, em muitos casos, a cor clara pode ser proveniente de uma causa mais sutil. Por exemplo, se a gema apresentar uma cor amarela bem clara, a galinha que a pôs provavelmente foi alimentada com uma dieta vegetariana composta de trigo.

Mesmo que as gemas mais escuras possam fornecer alguns nutrientes a mais para os consumidores, isso não significa que o valor nutricional do ovo muda drasticamente. Na verdade, a gema sempre fornecerá a mesma quantidade de proteína e gordura, não importa a sua cor.

Uma palavra final

Como a maioria esmagadora dos ovos que consumimos é proveniente de granjas, pode ser difícil comprar ovos com gemas de cores profundas na esperança de obter ovos melhores, até porque é possível utilizar aditivos para a coloração da gema.

Por isso, em vez de ir ao supermercado, você pode tentar comprar ovos de algum fazendeiro local, que tem mais probabilidade de produzir ovos de alta qualidade. O vídeo abaixo mostra como funciona a produção de ovos orgânicos:

Também é importante deixar claro que, apesar do equívoco comum de que os ovos marrons podem ser mais saudáveis (ou mais naturais) do que os brancos, as cores das cascas não significam muito quando se trata de nutrientes. A verdade é que os ovos brancos são postos por galinhas com penas brancas e lóbulos de orelha também brancos, enquanto os ovos marrons vêm de galinhas com penas marrons ou vermelhas e lóbulos de orelha avermelhados.

Com tudo isso em mente, se você sentir a necessidade de gastar um dinheiro extra para comprar ovos marrons, lembre-se que, no geral, todos os ovos têm os mesmos nutrientes básicos no interior.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que o Titanic colidiu com um iceberg?

Próximo Artigo

É seguro comer neve? Descubra agora!

Postagens Relacionadas
Mais informações

Quem criou a LEGO?

Tudo começou em 1932 quando um humilde carpinteiro dinamarquês, de nome Ole Kirk Christiansen, começou a fabricar carrinhos…