O modo anônimo é mais seguro do que a navegação normal na Internet?

Embora alguns usuários excluam constantemente seu histórico  de navegação e cookies da maneira antiga, a maioria dos navegadores oferece uma configuração especial para ajudar a “ocultar” essas atividades sem nenhuma ação adicional. O modo anônimo do Google Chrome, por exemplo, é facilmente um dos recursos de privacidade mais populares, mas será que ele promove alguma segurança a mais do que a navegação normal na Internet?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que examinar o que o modo de navegação anônima é capaz de oferecer pode fazer você pensar duas vezes sobre o quão seguro está ao usá-lo.

O modo de navegação anônima é uma configuração especial oferecida aos usuários do Google Chrome (embora os usuários do Firefox e do Microsoft Edge também tenham opções de navegação privada semelhantes com um nome diferente). Este modo permite que você navegue na Internet “com mais privacidade”.

Basicamente, seu histórico de navegação, cookies, dados do site e informações de formulário não são armazenados em seu dispositivo. Normalmente, quando você usa navegadores de Internet, eles mantêm tipos específicos de informações para fins monetários e de otimização, o que não ocorre neste caso.

Muitas plataformas usam as informações do usuário que armazenam localmente para salvar endereços da web, facilitar o preenchimento de formulários online ou até mesmo para criar anúncios direcionados. Desse modo, se você visitar muitos sites diferentes que vendem notebooks, por exemplo, você passará a receber anúncios de computadores semelhantes.

Algumas pessoas até gostam de receber anúncios personalizados, então as plataformas argumentam que isso melhora a experiência do usuário. No entanto, outras acham que essas práticas demonstram uma considerável invasão de privacidade. Além disso, há quem ache constrangedor quando seus anúncios direcionados sugerem coisas que gostariam de manter em segredo.

Tá, mas o modo anônimo é mais seguro do que a navegação normal na Internet?

Se o modo de navegação anônima é uma opção de segurança ou não, isso vai depender de como você define “segurança”. De certa forma, o modo anônimo é um pouco mais seguro, pois o simples ato de não salvar suas informações pessoais em formulários pode ajudar a preservar sua privacidade se alguém colocar as mãos em seu dispositivo. Imagine as informações que alguém teria à disposição se você deixasse seu notebook ou celular desbloqueado em público, não é mesmo?

As informações salvas, por exemplo, permitem que pessoas mal-intencionadas acessem sua conta ou endereço bancário simplesmente estando no lugar certo e na hora exata. Obviamente, há maneiras de impedir que as pessoas acessem as informações de seu dispositivo, mas nem todo mundo sabe disso e as que sabem nem sempre colocam isso em prática.

Além disso, ao não permitir que seu dispositivo rastreie seu histórico, você evita que grandes corporações usem seus dados para divulgar seus interesses particulares para outras empresas ou usuários. No entanto, quando se trata de coisas como vírus ou vazamento de dados, o modo de navegação anônima não o ajudará. Esses problemas de segurança são mais complexos e envolvem muitos outros fatores.

Se você clicar acidentalmente em um link suspeito, abrir um arquivo infectado ou cair em um esquema de phishing, pausar seu histórico de navegação não impedirá a instalação de vírus em seu computador. Esses vírus podem usar keyloggers e softwares nocivos para roubar suas informações de login, mesmo que você não as salve em seu dispositivo.

Devo usar o modo de navegação anônima?

De um modo geral, usar o modo de navegação anônima pode ser uma boa maneira de ajudá-lo a manter sua navegação na Internet protegida de certos problemas. Em suma, ele ajuda a evitar que informações indesejadas sejam armazenadas em seu computador e possam vir a causar certos tipos de constrangimento. Não é algo perfeito, mas na luta para manter sua privacidade, cada pequena ajuda pode ser levada em consideração.

A grande vantagem do modo anônimo é que ele sempre manterá suas atividades na Internet privadas de qualquer pessoa com quem você compartilhe seus dispositivos. Você não terá que entrar em pânico achando que seu computador oferecerá dicas embaraçosas no seu histórico de pesquisa quando alguém pegar seus dispositivos e começar a digitar algo na barra de tarefas, por exemplo.

No fim das contas, o modo anônimo é ótimo para quem precisa usar dispositivos compartilhados, mas se você acha que ele vai salvá-lo de interferências externas, como vírus e ataques cibernéticos, o modo de navegação anônima não o protegerá.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que é o efeito cheerleader?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre tipos sanguíneos

Postagens Relacionadas