http://molcci.com.br/nascer-do-sol:-12-fatos-interessantes-sobre-o-nascer-do-sol/

Nascer do sol: 12 fatos interessantes sobre o nascer do sol

Observar o por do Sol ou o nascer do Sol duas ou três vezes por semana pode combater a depressão e ajudar o indivíduo a viver mais. A seguir estão alguns fatos fascinantes sobre o nascer do sol.

1. O nascer do sol é, na verdade, uma ilusão, uma vez que a estrela nunca vai embora; é a face da Terra que se move. Conforme nosso planeta gira para o leste, o sol parece “nascer” daquela direção.

2. A luz do sol é branca, mas conforme entra na atmosfera, ela passa por gotas d’água e moléculas de gás a fazem se espalhar ou ser refletidas. Isso quebra a luz branca em diferentes tons de cor.

3. Já se perguntou por que a luz do sol parece ter tons de vermelho, amarelo e laranja? Isso acontece quando a luz é espalhada ao entrar na atmosfera, esses são os tons de maior comprimento de onda. Os azuis e verdes são curtos demais para ser visíveis.

4. Não é coincidência alguma que ilhas tropicais e desertos geralmente têm um nascer do sol mais bonito. Isso ocorre porque nessas localidades as partículas de poluentes são mínimas, e a luz não se espalha tanto, tornando a iluminação mais intensa e vibrante.

5. Embora um céu aberto e limpo seja ótimo, uma baixa incidência de nuvens pode melhorar a visão do nascer do sol. As nuvens refletem a primeira luz do sol como uma tela de cinema, amplificando-a.

6. Tecnicamente, o nascer do sol é a ocorrência momentânea de quando a borda da estrela aparece sobre o horizonte. No entanto, momentos antes e depois do fenômeno são tão impressionantes quanto, por isso o termo, na verdade, é usado para denominar todo o período, até o sol estar brilhando plenamente no céu.

O Nascer do sol varia todos os dias

7. O ponto de ascensão do sol varia um pouco todos os dias. No solstício de verão, a estrela nasce no ponto mais ao nordeste. Depois disso, continua a se mover para o sul, pouco a pouco, até o solstício de inverno, quando atinge o ponto mais ao sudeste.

8. Os únicos dois dias nos quais o sol nasce verdadeiramente do leste são durante o equinócio de outono e de primavera.

9. Às vezes, o sol parece ter nascido completamente, mas está, na verdade, abaixo da linha do horizonte. Isso é chamado de falso nascer do sol – um fenômeno no qual a luz do sol é refletida devido a certas condições atmosféricas e se torna visível alguns momentos antes do próprio sol ficar aparente.

10. Acredita-se que o popular apelido do Japão, a “Terra do Sol Nascente”, se originou na China antiga. Quando as pessoas viam o sol nascer do leste, elas presumiam que o sol nascia primeiro no Japão, que de fato fica situado a leste da China.

11. Poeira e poluentes encontrados nas camadas da atmosfera absorvem e filtram as ondas de luz. Dessa forma, os laranjas e vermelhos vibrantes que deveríamos ver no nascer do sol se diluem em amarelos pálidos e em rosa bebê.

Na latitude média de ambos os hemisférios, o nascer do sol que ocorre mais cedo: uma semana antes do solstício de verão. Isso acontece porque o dia tem mais de 24 horas nessa época do ano. O solstício marca o dia mais longo do ano e, a partir dele, cada dia tem menor duração, com nascer do sol cada vez mais tarde.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/curiosidades-dos-clubes-com-mais-titulos-do-brasil/

Curiosidades dos clubes com mais títulos do Brasil

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/estudo-sugere-que-pensar-no-seu-parceiro-aliviar-o-estresse/

Estudo sugere que pensar no seu parceiro aliviar o estresse

Postagens Relacionadas