http://molcci.com.br/monte-olimpo,-a-morada-dos-deuses/

Monte Olimpo, a morada dos deuses

Nas histórias da mitologia grega temos a forte presença do local onde habitam os deuses, o Monte Olimpo, lar de criação das mais diversas condições míticas.

De acordo com a Titanomaquia, Zeus e seus aliados construíram uma fortaleza no topo do Monte Olimpo para lutar contra os Titãs, que por sua vez batalharam de cima do Monte Ótris. Com a vitória dos deuses o palácio, que leva o nome do monte, tornou-se a morada oficial das entidades divinas.

O Olimpo abrange estruturas características para ser a morada dos deuses. Mas é neste ambiente que diversas histórias são contadas e muitos acontecimentos são apresentados, como a relação entre os deuses e as narrativas de fatos sobrenaturais.

Era descrito como uma acrópole situada no topo da colina. Um magnífico complexo de enormes palácios de colunas brancas e douradas. Mas os portões desta fortaleza, também de ouro, eram vigiados pelas três Horas. O complexo continha ainda menores palácios de bronze, pequenas construções de pedra e estábulos.

Monte Olimpo

Outro ambiente importante descrito em citações antigas é o salão de festas onde aconteciam os grandes banquetes e as várias histórias já registradas. Mas um local situado bem ao alto do palácio com visão ampla da terra, onde os deuses observavam o que acontecia com os humanos, como seus avanços, retrocessos, grandes destaques materiais, intelectuais, construções significativas, etc.

Apesar do completo arbítrio que permitia que vagassem por onde quisessem, os deuses escolheram este lugar específico para habitar. Mas tudo foi construído por Hefesto, o deus artesão, entre as nuvens.

Os 12 principais deuses do Olimpo são: Zeus e sua esposa Hera; suas irmãs Héstia, deusa do lar e Deméter, deusa da agricultura; e da próxima geração: Atena, deusa de sabedoria; Ares, deus de guerra; Apolo, deus do sol; Ártemis, deusa da lua e da caça; Afrodite, deusa de amor; Hermes, mensageiro dos deuses; Hefesto, o construtor dos deuses; e Dionísio, deus do vinho.

Dos principais deuses do Panteão somente Poseidon e Hades não moravam no Olimpo mas sim no fundo dos oceanos e no mundo inferior, respectivamente.

Mas além de lar dos principais deuses da mitologia grega, o Olimpo também era morada de divindades menores, como Hebe, Íris, Nike, Cratos, Bia, Zelo, Ganimedes e até do herói Hércules, após sua morte.

Olimpo, Morada dos deuses

Zeus é o líder, por assim dizer, é ele quem cuida de todos e tem grande poder sobre a natureza e os raios. Está acima na hierarquia dos deuses. É representado como figura de justiça e sempre com tom de equilíbrio e segurança para seus filhos e subordinados.

Hera por sua vez, é a rainha dos deuses, além de ser irmã de Zeus o tem como marido devido alguns acontecimentos mágicos, como contamos aqui. Na mitologia grega é a protetora das mulheres e dos casamentos.

Héstia é mas conhecida como a deusa virgem das lareiras e do fogo e está relacionada a ofertas e sagrações religiosas. Tem papel significativo como protetora dos lares e do bem-estar familiar.

Atena está fortemente ligado aos atos de vitória e de sabedoria. Era exemplo e referência de cultura, inteligência, equilíbrio e principalmente influência feminina.

Ares é mas considerado o deus da guerra sangrenta, com indicações de artifícios vingativos. Estava voltado para os padrões masculinos e de fortes reações.

Apolo é o deus do sol, tendo sua imagem associada à saúde e ao atletismo, bem como à arte e cultura. Um deus considerado sensato e ligado ao equilíbrio.

Ártemis, irmã gêmea de Apolo, é considerada a deusa do parto. Já ao nascer ajudou sua mãe no parto do irmão. Também é conhecida como a deusa da caça e da lua.

Dionísio é o deus dos excessos. Por ser o deus do vinho, tem a personalidade alegre e impulsiva, muitas vezes irresponsável. Por muitas vezes é colocado como o oposto do meio-irmão Apolo.

Hefesto, o construtor, é exemplo de força e superação, já que nasceu deformado e foi rejeitado sendo lançado do alto do Olimpo. Deu a volta por cima, retornou à sua casa e tornou-se um dos deuses mais importantes da mitologia grega.

O verdadeiro Monte Olimpo

http://molcci.com.br/monte-olimpo,-a-morada-dos-deuses/

Como sabemos, a mitologia grega é ficção. Os gregos antigos na busca de respostas para questões inexplicáveis, criaram lendas através de associações, que na maioria das vezes vinham da natureza.

Se era uma tempestade de raios e trovões, diziam que era Zeus muito zangado. Um terremoto, era Poseidon cravando seu tridente na terra. Um arco-íris era a deusa Íris, mensageira de Hera, à serviço da deusa.

Já a maior e mais imponente montanha da Grécia era vista como a morada dos deuses.

O Monte Olimpo existe de verdade e fica na região da Tessália, próximo ao mar Egeu. Possui 2.917 metros de altitude e uma flora especial que só se desenvolve naquele lugar. Há quem diga que aquela região é realmente abençoada pelos deuses.

Outras grandes montanhas de países com influência grega também receberam o nome de Olimpo. Quatro, especificamente: Olimpo de Cilícia e Olimpo de Mísia, na Turquia; Olimpo de Élida e Olimpo da Arcádia.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/quais-as-duvidas-mais-bizarras-do-mundo?/

Quais as dúvidas mais bizarras do mundo?

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/1-mil-voce-consegue-aplicar-em-investimentos-rentaveis-e-seguros/

Com R$ 1 mil você consegue aplicar em investimentos rentáveis?

Postagens Relacionadas