http://molcci.com.br/mitologia-nordica:-thor,-o-deus-do-trovao/

Mitologia nórdica: Thor, o deus do trovão

Thor, o deus do trovão possuía uma força extraordinária e com seu poderoso martelo, protegia os mortais do mal.

Na mitologia nórdica, Thor era o deus do trovão e protetor dos agricultores. Controlava o clima e as colheitas, era também um dos deuses mais conhecidos devido aos seus longos cabelos ruivos e seu poderoso martelo chamado Mjolnir, com o qual protegia os mortais do mal.

Thor, o deus do trovão

Thor, que significa trovão, era filho de Odin – o deus supremo – e de Fyorgyn – a deusa da terra e conhecida por sua grande força. Odin era o deus da batalha e da morte; era adorado pelos guerreiros vikings. Thor era de natureza simples, totalmente contrário à natureza de Odin que era muito complexa.

Thor é honesto e justo, porém seu temperamento é furioso – famoso ‘pavio curto’. Muitos dos nórdicos que adoravam Thor naquela época, preferiam ele a Odin, o qual era conhecido por sua sede de sangue.

Na cosmologia nórdica, as duas forças principais do mundo são os deuses – que estão do lado do bem – e os gigantes de gelo – do lado do mal. O destino dos deuses está marcado pela batalha do fim do universo, chamada na linguagem nórdica de ‘Ragnarok’.

É um destino do qual nem os homens nem os deuses podem escapar. Nesta batalha os deuses e os gigantes de gelo lutam até a morte, mas sobrando apenas dois sobreviventes que dão a luz a uma nova humanidade, surgindo deles um novo mundo. Depois da Ragnarok, há uma renovação do universo.

De acordo com o mito da criação nórdica, Odin e seus irmãos criaram das árvores os primeiros seres humanos e os chamaram de Ask e Embla. Um foi criado  da árvore feixo e o outro da árvore olmo.

As árvores carregam um papel muito importante na crença nórdica. Uma árvore gigante chamada Yggdrasil, a árvore do universo, carrega dentro de si, todos os diferentes mundos do universo. Incluindo Midgard –  lugar onde se encontram os homens –  e  Asgard – lugar onde vivem os deuses.

Os poderes de Thor

Thor tinha muitas batalhas com os gigantes de gelo e nunca ficava sem o seu martelo Mjolnir.

Mjolnir significa “raio” e possui vários poderes, incluindo o poder de lançar raios, sendo assim, nunca errar o alvo e sempre regressar às mãos de. Thor que usa luvas de ferro para proteger a si mesmo do poder de seu martelo.

O carro de Thor é conduzido por dois bodes, os quais ele sacrifica e cozinha como alimento e, em seguida, os revive somente colocando seu martelo sobre os ossos dos animais, desde que seus ossos estejam ilesos.

Assim, o martelo Mjolnir possui dois poderes, o poder de destruir e o poder de criar. Thor também carrega um cinturão que duplica sua força.

Loki é um deus traiçoeiro que traiu os gigantes de gelo. E acompanha Thor em suas aventuras. No entanto, a astúcia de Loki quase sempre trazia problemas a Thor.

O fim de Thor ocorre em Ragnarok quando luta com Jormungand. Uma horrível e terrível serpente gigante – o qual foi criado juntamente por Loki e a gigante Angrboda. Na luta contra a terrível serpente. Thor matou a besta esmagando sua cabeça com seu martelo. No entretanto, Thor deu nove passos para trás e sucumbiu pelo veneno de Jormungand.

Depois da Escandinávia ser completamente convertida ao cristianismo, a popularidade e a adoração aos antigos deuses nórdicos desapareceram. Mas durante a conversão ao cristianismo, alguns adoradores de Thor usaram o símbolo do martelo de Thor como um desafio aos missionários cristãos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
2
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/nova-cerveja-feita-com-essencia-de-roupas-intimas-femininas/

Cerveja feita com essência de roupas íntimas femininas

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/quais-sao-as-vantagens-dos-bancos-digitais-para-os-clientes/

Quais são as vantagens dos bancos digitais para os clientes

Postagens Relacionadas
http://molcci.com.br/o-que-e-mitologia-nordica/
Mais informações

O que é Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica ou germânica foi desenvolvida nos países escandinavos ou nórdicos, como as atuais Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e…