Mascar chiclete faz mal à saúde?

Mascar chiclete é um hábito muito apreciado por várias pessoas. A combinação de doçura e consistência viscosa desse confeito é irresistível para muita gente, especialmente crianças. Os pais, entretanto, devem se preocupar não apenas com os tipos de chiclete que seus filhos mascam, mas também com a frequência e por quanto tempo a goma fica em sua boca.

As pessoas mascam chicletes de várias formas há milhares de anos. As gomas originais eram feitas da seiva de árvores, mas a maioria das gomas de mascar modernas é feita de borrachas sintéticas.

Ao longo desse artigo, nós vamos abordar as principais preocupações relativas ao chiclete e um surpreendente benefício que ele pode trazer.

Mascar chiclete pode prejudicar os dentes

A goma adoçada com açúcar, como a maioria das variedades de chicletes, pode causar cáries nos dentes ao reagir com as bactérias da placa dentária, produzindo ácidos que corroem o esmalte. Mascar chiclete com açúcar também pode causar danos significativos porque uma parte do açúcar pode não se dissolver totalmente, ficando alojada nos dentes por longos períodos.

O ato de mastigar, entretanto, pode ser bom para os dentes. Isso porque a mastigação promove a produção de saliva, o que ajuda a remover as partículas de alimentos ao redor dos dentes e ao mesmo tempo neutraliza os ácidos que causam a cárie dentária.

No entanto, tais benefícios não são suficientes para tornar benéfico o consumo de gomas de mascar com açúcar. Quando uma pessoa masca chiclete com açúcar, o doce está fazendo mais mal do que bem aos dentes.

Curiosamente, se continuarem mastigando por muito tempo depois que a goma de mascar perder o sabor, certos benefícios podem prevalecer, mas poucas pessoas, especialmente crianças, continuarão a mascar chicletes velhos e sem sabor enquanto houver um novo por perto.

Mascar chiclete pode reduzir o estresse e impulsionar a memória

Por mais incrível que possa parecer, estudos descobriram que mascar chiclete durante a execução de certas tarefas pode melhorar vários aspectos da função cerebral, incluindo agilidade, memorização, compreensão e tomada de decisão.

Em um estudo, pessoas que mascaram chiclete durante os testes tiveram um desempenho 24% melhor em exames de memorização de curto prazo e 36% melhor em testes de memorização de longo prazo. Além disso, mascar chiclete provou ser eficaz na redução do estresse, podendo até mesmo aprimorar a sensação de alerta.

Da mesma forma, outros estudos descobriram que mascar chiclete durante a execução de tarefas mentalmente desafiadoras pode ser uma distração no início, mas acaba por ajudar o indivíduo a se concentrar por períodos mais longos.

Como a goma de mascar consegue melhorar a memória ainda não é algo totalmente compreendido. Ainda assim, a teoria que costuma ser mais aceita levanta a hipótese de que essa melhora se deve ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro causado pela estimulação contínua da região da mandíbula.

Qual chiclete é a melhor opção para manter a saúde bucal?

Mascar chiclete sem açúcar costuma ser a opção mais recomendada pelos especialistas. Sem a presença do açúcar para se alimentar, as bactérias na boca não produzirão a mesma quantidade de ácido, sem falar que o aumento do fluxo de saliva decorrente do processo de mastigação poderá ajudar na prevenção de cáries.

Caso você tenha filhos pequenos, você pode tentar alertá-los sobre os perigos de mascar chicletes adoçados, ao mesmo tempo em que se oferece para trocá-los por chicletes adoçados com xilitol. O xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais (incluindo milho, framboesa e ameixa) que tende a ser mais saudável e menos calórico que a sacarose comum.

Você também pode ajudar as crianças a reduzir os efeitos negativos da goma de mascar encorajando-os a escovar os dentes (ou pelo menos enxaguar a boca) após descartar a goma.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Qual a simbologia do sombrero, o chapéu mexicano?

Próximo Artigo

O que faz um curador de arte?

Postagens Relacionadas