Mão Inglesa: Por que na Inglaterra os carros andam no lado contrário?

Quem ai já viu filmes e séries ingleses deve ter percebido que por lá é tudo ao contrário. Os carros possuem direção e pedais no lado direito e andam ao lado esquerdo das ruas, ao contrário do que vivemos aqui no Brasil.

Mas afinal, o que é isso? Por que na Inglaterra os carros andam no lado contrário?

Isso se chama Mão Inglesa e o significado histórico é muito interessante, me deixou empolgada. Acontece que durante a era medieval, os cavalos circulavam sempre ao lado esquerdo das ruas, assim deixando a mão direita livre para empunhar espadas.

Porém, no século XVIII, Napoleão Bonaparte decidiu que deveria inverter as coisas, isso porque ele era canhoto e precisava ter o lado esquerdo livre ao invés do direito.

Como França e Inglaterra eram grandes inimigos de guerra neste contexto histórico, Paris e Inglaterra começaram a circular seus ‘veículos’ um ao contrário do outro e isso se disseminou pelas outras regiões próximas.

Com o tempo, boa parte do mundo acabou optando por dirigir pela pista esquerda conforme Bonaparte definiu, assim sendo utilizada até hoje em diversos países. Porém, Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales e outras diversas ex-colônias britânicas como a Índia, África do Sul e Nova Zelândia utilizam até hoje na mão esquerda.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como surgiu a Hellmann’s? Conheça sua história!

Próximo Artigo

Qual é o museu mais antigo do mundo?

Postagens Relacionadas