Ler aumenta a inteligência?

Quando foi a última vez que você leu um livro ou pelo menos uma matéria completa sobre algo interessante? Seus hábitos de leitura diários giram em torno de tweets, atualizações do Facebook ou conversas no WhatsApp? Se você é uma das inúmeras pessoas que não têm o hábito de ler regularmente, saiba que você pode estar perdendo muito com isso!

Ao ler, você estimula áreas do cérebro responsáveis pela tomada de decisões e memória autobiográfica. Além disso, o envolvimento com o cérebro o mantém alerta, ajudando a reduzir o risco de demência e declínio cognitivo. Além disso, a leitura também pode ajudá-lo a viver mais. Pessoas que leem com frequência tendem a ter mais imaginação, mais conhecimento e um maior vocabulário. Em outras palavras, ler pode te deixar mais inteligente!

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar como a leitura pode revigorar o seu corpo de maneiras que você provavelmente nem sequer imaginava. Se você não é uma pessoa que costuma ler com frequência, peço para fazer um pequeno esforço para acompanhar esse post até o fim. Garanto que você vai passar a ver a leitura com outros olhos!

Ler promove o estímulo mental

Estudos demonstraram que ser mentalmente estimulado pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) o mal de Alzheimer e a demência, uma vez que manter seu cérebro ativo e ocupado evita que ele perca energia. Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercícios para mantê-lo forte e saudável, de modo que a frase “use-o ou perca-o” pode ser perfeitamente adequada quando se trata de sua mente.

Talvez você nunca tenha reparado nisso, mas o fato é que não importa quanto estresse você tenha no trabalho, nos seus relacionamentos pessoais ou em incontáveis outros problemas enfrentados no dia a dia, tudo simplesmente desaparece quando você se perde em uma boa leitura. Um romance bem escrito pode transportá-lo para outros reinos, enquanto um artigo sobre alguma curiosidade fascinante pode distraí-lo e mantê-lo focado em coisas mais agradáveis, deixando as tensões se dissiparem e permitindo boas horas de relaxamento.

Criar o hábito de leitura promove a obtenção de conhecimento

Tudo que você lê acaba preenchendo a sua cabeça com novas informações, sendo que muitas delas podem ser totalmente úteis no seu dia a dia. Dito isto, quanto mais conhecimento você conseguir obter, mais bem equipado estará para enfrentar qualquer desafio que venha a surgir ao longo de sua vida. Tenha em mente que se você se deparar com circunstâncias terríveis algum dia, lembre-se de que, embora você possa perder tudo (seu emprego, seus bens e seu dinheiro) o conhecimento nunca poderá ser tirado de você.

Você já leu algum mistério e resolveu a trama sozinho antes mesmo de chegar ao fim da história? Nesse caso, você foi capaz de colocar o pensamento crítico e analítico para funcionar, tomando nota de todos os detalhes fornecidos e classificando-os para determinar as nuances do texto. O nosso cérebro é incrível, não é mesmo?

Ler aprimora o foco e a concentração

Em um mundo enlouquecido pelas redes sociais, a nossa atenção é atraída para um milhão de direções diferentes ao mesmo tempo, enquanto realizamos várias tarefas diárias.

Em um único intervalo de cinco minutos, uma pessoa pode dividir seu tempo entre trabalhar em uma tarefa, verificar o e-mail, bater um papo com algumas pessoas, ficar de olho no Twitter, checar o seu smartphone e interagir com colegas de trabalho. O problema é que esse tipo de comportamento faz com que os níveis de estresse aumentem consideravelmente e a nossa produtividade diminua.

Quando você lê, toda a sua atenção está voltada para o texto. Sendo assim, o resto do mundo simplesmente desaparece e você pode mergulhar em cada detalhe que está absorvendo.

A leitura frequente é excelente para a expansão do vocabulário

Quanto mais você lê, mais palavras você descobre e memoriza, sendo que elas inevitavelmente farão parte do seu vocabulário diário. De fato, ser articulado e falar bem é de grande ajuda em qualquer profissão e saber que você pode falar com superiores com autoconfiança pode ser um grande impulso para sua autoestima.

De certo modo, isso pode até ajudar na sua carreira, já que aqueles que são bem instruídos, falantes e conhecedores de uma variedade de tópicos tendem a obter promoções mais rapidamente (e com mais frequência) do que aqueles com vocabulários mais limitados e com falta de conhecimento da literatura, descobertas científicas e eventos globais.

Como se isso já não fosse bom o bastante, a exposição a trabalhos publicados e bem escritos pode promover um efeito notável na sua própria escrita, visto que observar a cadência, fluidez e estilos de escrita de outros autores invariavelmente influenciará os seus próprios trabalhos. Da mesma forma que os músicos influenciam uns aos outros e os pintores usam técnicas estabelecidas por artistas anteriores, os escritores aprendem a escrever melhor lendo as obras de outros.

Ler também é vital para aprender novos idiomas, já que falantes não nativos ganham exposição às palavras estrangeiras usadas em algum contexto, o que melhora sua fluência na fala e na escrita.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Cachorro pode tomar sorvete? Descubra agora!

Próximo Artigo

Afinal! o que faz um atuário?

Postagens Relacionadas