http://molcci.com.br/ipea-lanca-livro-sobre-tendencias-mundiais-para-proximos-11-anos/

Ipea lança livro sobre tendências mundiais

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai lançar o livro tendências Mundiais 2030: o que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?

A obra trata de tendências Mundiais assuntos que devem moldar o contexto mundial nos próximos anos nas áreas de população, geopolítica, ciência e tecnologia, economia, meio ambiente e foi organizada pela coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica, Informação e Documentação do Ipea, Elaine Coutinho Marcial.

O livro tendências Mundiais

Entre as referências do estudo estão o ex-senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ecológico Al Gore e o sociólogo polonês. Zygmunt Bauman, cuja obra aborda a transição das sociedades do mundo moderno para o mundo pós-moderno.

“Muitos dos problemas que enfrentamos hoje é porque no passado não olhamos para o futuro no longo prazo. Ou não nos preparemos para evitar que ocorressem ou para que estivéssemos mais bem preparados para essa ocorrência”, disse Elaine.

De acordo com Elaine, o estudo leva a uma reflexão no contexto mundial para auxiliar o país. Ela enfatiza que já passou da hora de enfrentar a questão e a ideia da coletânea é levar as pessoas a essa discussão.

“O objetivo é levar a proposta aos tomadores de decisão. Às organizações para tomadas de decisão e, principalmente, ao Estado brasileiro.”

A obra está disponível no site do Ipea. Na questão ambiental, por exemplo, o livro destaca que o modelo econômico vigente, associado ao comportamento de cidadãos e de países.

É agressivo ao meio ambiente, provoca poluição do ar. Desmatamento, perdas ecossistêmicas nos meios marinho e de costa, enfim, degradação, de forma geral.

Onde vai está disponível

Para os autores, se não houver rupturas nos padrões de consumo e diminuição na geração de resíduos, esse modelo continuará conduzindo à escassez de recursos naturais nos próximos anos.

O estudo mostra ainda que, em decorrência da taxa de natalidade decrescente e do aumento da expectativa de vida. Observa-se a tendência de envelhecimento populacional, sobretudo na. Ásia, nos países do Leste Europeu e nos países do.

Sul da Europa, com efeito potencialmente negativo sobre o crescimento econômico, em virtude da diminuição da população economicamente ativa. Esse envelhecimento pressiona os serviços de saúde e previdência social.

“Estamos em um momento de grandes mudanças. E as grandes mudanças, às vezes, nos deixam um pouco incomodados e inseguros em relação a esse processo.

É, na verdade, um momento de grandes oportunidades, mas, com boas informações, conseguimos fazer boas escolhas e, com isso, construir o país que tanto almejamos”, afirmou Elaine Marcial.

Durante o lançamento da obra foi anunciada também a criação da Plataforma Brasil 2100, um espaço de diálogo permanente entre a sociedade civil e o Estado, para construção de cenários levando em consideração  quatro dimensões: social, econômica, territorial e político-institucional. A plataforma deve ser lançada ainda neste ano.

“Ainda esperamos muito por governos, que são fundamentais. O Estado também é fundamental, mas a sociedade precisa tomar a dianteira de algumas discussões, e não esperar que os dirigentes que estão sendo cobrados para gerar resultado de curto prazo tomem a inciativa de mais longo prazo”. Disse o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Marcio Gimene.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/5-fatos-medicos-interessantes-sobre-o-humano-que-voce-nao-sabia/

5 Fatos médicos interessantes sobre o humano que você não sabia

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/a-origem-da-expressao-arroba-(@)/

A Origem da expressão arroba @

Postagens Relacionadas