Homens Podem Ter Câncer de Mama?

Qualquer ser humano está vulnerável às diversas doenças que existem, algumas delas possuem tratamentos e até mesmo cura rápida, porém em outras como o câncer, a situação é um pouco mais complicada. Estamos quase no final do mês conhecido como “Outubro Rosa” e recebeu esse nome por conta da campanha de sensibilização e conscientização na luta contra o câncer de mama.

Atualmente o câncer de mama é uma das doenças que mais preocupam as mulheres, por isso sempre é recomendado o acompanhamento médico. Já faz um tempo em que se fala desse tipo de câncer, mas será que só as mulheres podem ter, ou os homens também podem? Bom, nós temos a resposta e contaremos agora mesmo.

O que é?

O câncer de mama se trata de um tumor maligno, formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, e desenvolvimento de um ou mais nódulos no tecido mamário. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo câncer que mais causa mortes e o mais comum entre as mulheres brasileiras que temem bastante a doença.

O câncer de mama ocorre por conta da disfunção celular onde as células epiteliais crescem e se multiplicam de forma desordenada. Enquanto as células normais são capazes de controlar a sua multiplicação, de se unir a outras células e de permanecer no devido local nos tecidos, as células cancerígenas não têm mecanismos que impeçam a sua multiplicação, não precisam de de se unir a outras células para sobreviver e invadem os tecidos próximos.

As células normais acabam morrendo quando já não são necessárias. Até chegar o momento certo, esta morte programada é impedida por vários tipos de proteínas e vias metabólicas. Em certo momento, os genes que codificam as proteínas destas vias protetoras podem sofrer mutações, o que faz com que estas proteínas alteradas tornem a célula resistente aos estímulos para “cometer suicídio”.

Apesar de ser algo raro de acontecer, homens podem sim ter câncer de mama, a chance de um homem ter esse tipo de câncer é uma em cada 100 casos. Segundo o Inca, em 2016 cerca de 16.254 pessoas morreram em decorrência de câncer de mama no país, sendo 16.069 mulheres e apenas 185 homens.

A diferença do câncer de mama em homens e mulheres é que, como os homens possuem menos tecido mamário, o nódulo geralmente é mais fácil de ser identificado e geralmente fica mais próximo do mamilo, já nas mulheres, o nódulo pode não ser palpável dependendo da localização na mama, quando está profundo ou quando é menor que 1,5 cm.

Um em cada cinco homens que tiveram câncer de mama possuem parentes próximos (homens ou mulheres) que também já sofreram com a doença, além disso, existe ainda uma síndrome congênita em homens, chamada Síndrome de Kleinefelter, que aumenta o risco de 20 a 60 vezes. Geralmente o diagnóstico de câncer de mama em homens é feito por volta dos 72 anos.

Vale a pena ressaltar os sintomas da doença que incluem saída de secreção do mamilo, vermelhidão e retração da pele do mamilo e ao redor dele. A evolução da doença depende do tipo de câncer e do estágio no momento do diagnóstico. Vale sempre lembrar que o acompanhamento médico e exames periódicos são indispensáveis na vida de qualquer um.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Qual a diferença entre o bacharelado e o curso técnico em enfermagem?

Próximo Artigo

Por que alguns aeroportos têm pistas muito longas?

Postagens Relacionadas